sábado, janeiro 12, 2008

Bem-vindos a 2008

Photobucket

João Cruzué


Queremos saudar com a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo cada leitor do Blog Olhar Cristão seja brasileiro,
brazuca, ou estrangeiro. Em Cristo compartilhamos da mesma fé, embora em Igrejas diferentes, podemos comunicarmo-nos prazeirosamente usando a linguagem do amor de Deus, que está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Se alguém está em Cristo, nova criatura é, e somos sim, novas criaturas de Deus, sim, em busca, neste início de ano, de Sua orientação para harmonizarmos o trabalho das duas searas - a seara do Senhor, no plano espiritual e a seara-nossa-de-cada-dia, no plano social. Entre tantas coisas boas que já ouvimos neste ano, o que mais poderia Deus falar pela lavra de uma pessoa que acaba de celebrar 52 anos de vida?

Considerando que Deus fala de diversas maneiras, e que somos privilegiados, porque a nós cristãos foi nos dado a oportunidade de comunicar Sua palavra, com muita humildade, e também com ousadia queremos deixar neste texto simples aquilo que nos vem ao coração, sabendo que o Espírito de Deus nos constrange tanto a escrever quanto a ler as coisas de que temos necessidade. Habituados com as conhecidas "coincidências" da vida cristã, sigamos em frente.

Hoje à tarde, desejei escrever uma carta de próprio punho a um tio que há tempos mudou-se para Rondônia. Estava preocupado em achar seu endereço, quando ao concluir a segunda linha da carta, recebi um telefonema de uma tia, cumprimentando-me pelo aniversário.

--Tia, a senhora tem o endereço do Tio Paulo em Rodônia? "Sim, eu tenho - aguarde um momento que já vou passar". Coincidência? Acho que não, sinceramente creio que foi um impulso divino.

O que 2008 espera de nós?

A lógica não deveria ser inversa, isto é, o que esperamos nós de 2008? Não existe contradição. Como cristãos adultos na fé somos compelidos por um espírito voluntário, à semelhança de Davi, o segundo maior Rei em Israel. Tenho observado o comportamento da geração cristã de 2008. Por isso, concordo com a palavra do falecido pastor Antônio Luiz Rodrigues, que morreu no acidente da TAM em São Paulo - quando em seu sermão pregado em Camboriú comentava a respeito de um "desânimo" que os crentes estão vivendo em nossos dias. Uma força maligna operando no mundo, buscando tornar mais pesado o fardo de qualquer atividade ligada à Igreja do Senhor.

Desânimo para ir à Igreja, desânimo para freqüentar reuniões que movimentam o dia a dia delas, desânimo dos membros em suportar seus pastores e desânimo de alguns pastores em suportar a carga da condução das ovelhas de suas Igrejas. "Caminhe um pouco mais, chore um pouco mais, ore um pouco mais, suporte um pouco mais ", dizia o Pr. Antônio Luiz Rodriges. O desânimo é um mal que somente pode ser combatido usando o escudo da fé.

Quando temos coisas difíceis para realizar ou tratar, aquele pensamento vem , e em certos momentos pegamo-nos falando alto o que pensamos: Tem misericórida Jesus! Desânimo é um abatimento de alma. O conselho de Deus para alguns personagens bíblicos sempre foi "Esforça-te, anima-te, tem bom ânimo." Deus necessita de um atitude nossa para operar o milagre da fé; essa atitude é ver a possibilidade de sucesso do outro lado da montanha, é andar por fé e não pelo que diz a razão.

Assim diz a Palavra do Senhor: "Porque para Deus nada é impossível". Lucas 1:37. E ainda em outro lugar: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus." Em 2008, exercite a sua fé contra o desânimo através de atitudes.

Recentemente, recebi testemunho de uma Jovem que sofreu uma inesperada traição de pessoa amiga. O seu desânimo foi tal que não se levantava da cama por dias. E, pedindo ela uma palavra da parte do Senhor, foi até o computador e o Espírito Santo a levou direto até uma mensagem sobre o perdão. Ela decidiu perdoar e venceu o desânimo. Coincidência?

Outra coisa que devemos tomar muito cuidado em 2008 é com um expírito crítico exagerado. Fico perguntando-me: por que será que há tantos grandes homens e mulheres de Deus derrotados e caídos à beira do caminho? Homens, que no passado eram príncipes de Deus e hoje destilam amargura em vídeos postados pelos YouTubes da vida? Pessoalmente procuro ser muito cuidadoso com as coisas existem na WEB. Procuro deixar-me nas mãos do Espírito e não cedo à curiosidade de ler o que homens desviados e amargurados andam falando e escrevendo.

Lembro-me do Livro de Jó, em que, a qualquer referência de Deus a respeito da pessoa de Jó, o diabo - o ser mais amargurado que existe, tinha uma palavra ruim na ponta da língua. Exageradamente acusador, crítico assaz destrutivo. Compaixão e acusação são como Norte e Sul. Se você está confusa(o), olhe na bússola, que é a palavra de Deus, e siga sempre para o Norte.

Evite a companhia de pessoas amargas cujas palavras são sempre depreciativas. Deus chamou-nos para a paz - "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados Filhos de Deus. Daí, também podemos inferir que os andam permanentemente acusando as pessoas possam ser filhos do diabo. Dê lugar ao Espírito de Deus para notar e afastar-se desse tipo de pessoa, se, após ser repreendida ainda continuar no vício.


O Senhor é supremo em todas as coisas e sobre duas delas em particular vamos comentar. Trata-se de planejamento e organização. Não podemos iniciar o ano, semanas e dias com a mente ociosa e o coração vazio; sem nenhuma visão, nenhum projeto. Todo o universo move-se em sincronismo sob leis divinas. Por que o mar respeita os limites da praia? Por que a Lua, o Sol e a Terra mantêm-se em equilíbrio quanto às suas distâncias?

A resposta é: para tudo isso houve um projeto maior do grande Arquiteto e uma execução esmerada por seu Filho. Grandes médias e pequenas empresas também trabalhan com planos, projetos e orçamentos. Há maiores chances de sucesso quando pensamos, planejamos, e organizamos antes da execução. Você precisa construir uma ponte para alcançar o outro lado do Rio. Este rio chama-se 2008.

No Brasil, quando no mundo, gastos são controlados por orçamentos, que são aprovados por leis, e depois seus planos são regrados mediante decretos e legislações complementares para acontecer em seguida uma boa execução. O exercício da execução desses orçamentos, via de regra, começa em janeiro e termina em dezembro.


Não se trata de nenhuma bobagem assentar-se diante de Deus, no final de um ano ou no começo de outro para traçar novos projetos ou rever os antigos. O que não podemos é deixar nossas mentes e corações vazios. Deus agrada-se dos que vão até a Ele e perguntam: Senhor onde está sua vontade para mim quanto ao trabalho do Evangelho neste ano?

Um espírito voluntário, era com isso que o Rei Davi preocupava-se. Por herança cultural tapuia somos inclinados a "deixar tudo como está, para ver como é que fica", ao nosso entender, isso é exatamente o oposto de um espírito voluntário. Neste princípio de 2008, não devemos esperar que caia do céu um projeto em nossa cabeça prontinho para execução. Ou pior: que fiquemos satisfeitos por não ter caído nenhum. No mínimo devemos orar pedindo uma visão do Senhor para nortear nossos propósitos.


O Senhor quer que você e eu arranjemos tempo, lugar, caneta e papel; que nos preocupemos em orar, pensar e rabiscar um projeto para ações que glorifiquem o nome Dele. Um voluntário com atitude amorosa. Não me admira se você começar a "tropeçar" nas abençoadas "coincidências".

Por outro lado, causa-me espanto saber que existam cristãos com grandes talentos, adquiridos ou polidos nos melhores bancos acadêmicos; pessoas desequilibradamente ativas no
pão-nosso-de-cada-dia, mas quanto à obra do Senhor são inexplicavelmente omissas, passivas e negligentes.

Irmãos, fazer o bem deve ser coisa natural para qualquer cristão e não é mais necessário esperar um comissionamento formal da Igreja para evangelizar, visitar e dar uma bíblia para alguém. Há três bilhões de pessoas que ainda não ouviram falar de Jesus. Você sabe inglês? Então poderá comunicar com todas elas, principalmente com jovens. O mundo de hoje lê e fala inglês.

Ó irmão, quem sabe sua vida está abarrotada de talentos e conhecimento e para obra do Senhor você tem comportado-se com a mais egoísta das pessoas. Abra a porta do seu coração e deixa a luz do sol raiar. Não deixe Jesus do lado de fora.


Mas é o amor de Deus que nos constrange a sair da inércia e tomar novas atitudes e manter um espírito voluntário. Não nos enganemos: nossos sentidos físicos e sentimentos humanos não são fatores para fazermos ou deixar de fazer coisas.

No momento que escrevo, não estou sentindo nem vendo Deus, mas pela fé sei que Ele se faz presente e tem cuidado diariamente de mim. Sentindo ou deixando de sentir, ouvindo ou deixando de ouvir, há algo que Deus planejou para que eu e você façamos no decorrer deste ano. Se eu e você buscarmos a presença Dele vamos descobrir e fazer. É isso que vai agradá-Lo, e é isso que voluntariamente quero fazer, e que você também pode.


O que vamos ganhar com isso? A presença do Senhor estará conosco. A alegria do Senhor será nossa força. Enquanto o ofício do diabo é passear e rodear pela terra à procura de corações vazios e mentes ociosas, Deus trabalha de modo diverso procurando por homens e mulheres cujas vestes estão umedecidas pelo suor do trabalho.

O que você e eu temos preparado para 2008, Tanto na área virtual quanto real? Sim, nas duas áreas, pois há o perigo de um desequilíbrio. Se ocuparmos todo nosso tempo diante de um computador corremos o risco de adquirir um comportamente anti-social. Navegadores rabujentos da WEB. Azes anômimos de blogs pouco vistos. Pastores virtuais - de mentirinha. Isso é perigoso: não podemos deixar-nos guiar pela vida virtual. O real deve sobrepujar o virtual. Assim como não existe cristãos virtuais também uma Igreja virtual é um contra-senso. Jesus é real, a Igreja é real, o pecado é real e o Evangelho é real e a voz do Espírito de Deus é real.

Há uma tarefa especial para nós cristãos em 2008. Combater com orações e ações o "evangelho" do tráfico de drogas. Jovens "convertendo" jovens à "religião" da cocaína e da maconha. Uma triste realidade muito mais próxima de nós do que imaginamos.

Agora há pouco, enquanto estou escrevendo esta mensagem, ouvi o espocar de fogos de artifício. Uma forma de comunicação existente nos morros e favelas de grandes cidades do Brasil, e também no bairro onde moro. Estes fogos podem significar três coisas: a comemoração de um gol em uma partida de futebol ou que o "pó" chegou ou o aviso de que a polícia está na área. Como hoje é sábado e não há partida de futebol a causa mais provável dos fogos é - o "pó" acaba de chegar. Hoje no Brasil, este é o "evangelho" mais agressivo, para vergonha nossa. Levantemos nossos olhos além das quatro paredes de nosso templo para que possamos ver o tamanho da miséria que cresce enfeitiça e mata jovens lá fora.


As Igrejas evangélicas brasileiras estão tornando-se elitistas, e quando os "novos fariseus" acham repugnante envolver-se com evangelização de pobres, acontecem duas coisas: a taxa de crescimento da Igreja cai e a geração de jovens - nossos filhos - começa a ocupar-se com coisas não religiosas tais como: baladas, prostituição, pornografia, futebol e música mundana embrulhada em rótulos "gospel". É o profano avançando sobre o sagrado. Não é à toa que a Igreja Católica vem desde certo tempo atuando de forma mais agressiva em projetos entre as comunidades carentes, a chamada "opção pelos pobres".

Há um vasto campo de tabalho entre as populações brasileiras mais carentes. Quando a Igreja elitiza-se, sua temperatura espiritual cai, isto é, acontece a perda do primeiro amor. É tempo ainda de sair da contramão. Quando a Igreja desiste de evangelizar os pobres eles continuam sempre pobres. Foi Jesus mesmo quem disse: Aos pobres é anunciando o Reino de Deus. O Evangelho é um remédio eficaz no combate à pobreza. Com um pequeno esforço podemos lebrarmo-nos de que muitos de nós viemos de classes de pequeno poder aquisitivo. Então, o que foi bom para nós também será uma bênção para outros. Deixemos, pois de lado, o farisaísmo

Então senhoras, senhores e jovens - filhos adotivos do Senhor - oremos a Ele por uma visão, ocupemos nossos lugares, façamos nossos projetos, organizemos nossos recursos e coloquemos mãos á obra.

Bem-vindos a 2008.



João Cruzué
para o blog olhar cristão
cruzue@gmail.com
.



Um comentário:

Anônimo disse...

o rev.martin luther king é um exemplo a ser seguido com relação aos nossos direitos como cidadões.