quinta-feira, janeiro 24, 2008

Sintomas da febre amarela

ENTREVISTA COM O INFECTOLOGISTA
DR. VICENTE AMATO NETO

Photobucket

Transcrição: João Cruzué

SINTOMAS
"A febre amarela é uma doença febril, tem início com febre, mal-estar, dores no corpo e dores de cabeça, manifestações iniciais iguais a várias outras doenças infecciosas. Quando vai evoluindo para para situações mais graves aparecem condições muito preocupantes: estado de choque, lesão renal importante e lesão hepática importante. A febre amarela é uma doença hemorrágica".

COMPARANDO COM A DENGUE
"A dengue tem alguma coisinha diferente: dores nas articulações, dor muscular muito forte, que àz vezes a pessoa tem dificuldade para andar e numa certa porcentagem de casos aparecem umas manchinhas vermelhas no corpo. Outra coisa na evolução para a doença hemorrágica é muito mais rara. Existe mas é muito mais rara. Na febre amarela o maior número de doentes evolue para a fase hemorrágica".

VACINA
"A vacina é produzida com virus da febre amarela atenuado ele causa imunidade, mas ele perde a força de invadir orgãos no organismo do indivído vacinado. É um virus atenuado.

NÃO PODEM SER VACINADOS
Crianças com menos de seis meses e mulheres grávidas não devem tomar a vacina, quem tem defeito de imunidade, quem está tomando remédios de quimioterapia, remédios outros que baixam a imunidade da pessoa, o caso da infecção pelo virus da aids, por exemplo, eles diminuem a imunidade da pessoa a defesa da organismo e o virus pode adquirir uma virulência que ele não tem".


ÁREA DE RISCO

"As pessoas que vão para área de risco e podem penetrar em matas em áreas silvestres, devem estar, muito, muito bem vacinadas. A área de risco infelizmente é muito grande no Brasil: Região Norte, Região Centro-Oeste, e agora ela pode estar se expandindo por uma faixa que vem desde o Piaí até o Rio Grande do Sul, que é chamada de área de Transição".

EFEITO DA VACINA
Ainda segundo o Dr. Amato, a vacina passa a ter efeito dez dias após aplicação e tem validade por dez anos.

INFORME-SE
www.cve.saude.sp.gov.br - São Paulo
www.anvisa.gov.br/paf/febre/postos.htm - demais estados
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u366311.shtml

Transcrição de vídeo: João Cruzué

http://blogueiroscristaos.blogspot.com


.

Nenhum comentário: