segunda-feira, abril 14, 2008

Petrobrás - outro mega campo de petróleo

Esclarecimentos sobre descoberta
na área denominada Carioca

Agência Petrobrás de Notícias

Photobucket


Publicada em 14/4/2008 17:02:36
Foto: AGÊNCIA PETROBRAS

"Com relação às informações atribuídas ao diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Haroldo Lima, divulgadas nesta segunda-feira (14/04) pela imprensa, relacionadas a possíveis reservas na área denominada Carioca, a Petrobras esclarece o seguinte:

O consórcio formado pela Petrobras (45% - Operadora), BG (30%) e Repsol YPF Brasil (25%) continua seguindo o programa exploratório do Bloco BM-S-9 na Bacia de Santos. O Bloco é composto por duas áreas exploratórias. Na maior delas foi perfurado o primeiro poço 1-BRSA-491-SPS (1-SPS-50) que resultou na descoberta anunciada em 05 de setembro de 2007. Na ocasião foi informado ao mercado que são necessários novos investimentos que contemplariam a perfuração de novos poços e cujo Plano de Avaliação está em fase final de elaboração e deve ser protocolado na ANP nos próximos dias.

Seguindo o cronograma normal de exploração, a Companhia iniciou em 22 de março de 2008 a perfuração do segundo poço, o 1-BRSA-594-SPS (1-SPS-55), situado na área menor do bloco, mas que até o momento não atingiu a camada do pré-sal. A continuidade das atividades exploratórias inclui a perfuração de novos poços, teste de formação de longa duração e novos estudos geológicos para comprovar a abrangência da descoberta.

Dados mais conclusivos sobre a potencialidade da descoberta somente serão conhecidos após a conclusão das demais fases do processo de avaliação, e serão informados ao mercado oportunamente".

-------------

Comentários: petróleo tem, oficiosamente é um achado é de 33 bilhões de boe - barris de petróleo equivalente. A maior descoberta do mundo desde 1987. Mas a uma profundidade de 5.000m, ainda não existem equipamentos para retirá-lo. O fato curioso é o nome: Carioca, pois o campo está no litoral do Estado de São Paulo. A Petrobrás está usando de cautela sobre o assunto, que entretanto "vazou". João Cruzué

cruzue@gmail.com

.

Nenhum comentário: