quinta-feira, abril 24, 2008

Terremotos - realidade brasileira

Photobucket
Casa destruída por terremoto em Itacarambi-Mg

Por JOHANNA NUBLAT e LETÍCIA SANDER
da Folha de S.Paulo - Brasília


"O Brasil vive um surto de sismos, com aumento da freqüência de terremotos, segundo Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.

Por volta das 21h de 22/04/2008, um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter assustou moradores de São Paulo, Rio, Paraná e Santa Catarina. Com epicentro na costa brasileira, a cerca de 270 km da capital paulista, o terremoto foi considerado moderado por cientistas e geólogos do país.

Tremores de magnitude mais alta ou moderada se tornaram mais freqüentes, principalmente no litoral sul do país, diz. Ele, porém, não sabe estimar o percentual de aumento das ocorrências nem o período em que teria acontecido.

"Estamos vivendo talvez um surto sísmico no país, com a liberação de energia acumulada há muito tempo. Os sismos acontecem em função dessas forças [das placas tectônicas] e em regiões de fraqueza, onde as rochas podem se romper."

Barros afirma que é possível que um novo terremoto -de igual, menor ou maior magnitude do que ocorreu anteontem-- volte a acontecer no país num intervalo curto de tempo.

Outra possibilidade apontada por Barros é de um tremor de grandes proporções ocorrer. Não é possível descartar essa hipótese, segundo ele, porque os registros de terremotos existem há cerca de cem anos e alguns ciclos de sismos são superiores a esse período.

"Infelizmente não temos informações para dizer que um sismo de sete graus não possa ocorrer. Um sismo desse pode ter ciclo de 400 anos de repetição." O maior terremoto registrado no Brasil foi de 6,2 graus, em Mato Grosso, em 1955".

Artigo publicado na Folha de São Paulo

Comentários: Nossos compêndios antigos de Geografia afirmavam que o Brasil não estava sujeito a abalos sísmicos porque seu subsolo era formado de escudos de gnaises e granito. Era literatura "aprovada" pela ditadura. Todavia, depois daquele terremoto de 09/12/2007, com 4,9º na escala Richter, colocou abaixo casas de um povoado inteiro, matando inclusive uma criança, no Município de Itacarambi - Norte de Minas, a realidade dos fatos desmente os livros. O Brasil pode, sim, sofrer com terremotos de qualquer magnitude. Isto é o que dizem os especialistas em sismologia. João Cruzué

Cruzue@gmail.com

.

Nenhum comentário: