terça-feira, julho 15, 2008

No poço de Betesda com Jesus


Photobucket

Jesus e o paralítico junto ao Tanque de Betesda

João Cruzué


O que há de
novo sobre o paralítico do Tanque de Betesda em São João, capítulo cinco? Deus ainda se revela ou se interessa pelas necessidades de cada um? A rotina do cotidiano nos direciona a entender que não, mas a Palavra de Deus diz que sim; é o fiel apóstolo Paulo quem diz: Que devemos andar por fé e não por vista. Crer para ver.

Os acontecimentos diários e os conselhos das pessoas de sucesso em nossa geração, freqüentemente nos leva a pensar que estamos solitários, abandonados à própria sorte, pois Deus não tem mais tempo para ouvir nossas angústias e resolver os nossos problemas. Daí, se acreditarmos nisso, perdemos por completo o nosso interesse em orar, de ler a Bíblia, e meditar.

Trocamos nosso tempo, que achamos pouco, por outras coisas: horas diante de TV, games, Msn, computador o dia inteiro, passeios, "shopping". Não me admira mesmo que estejamos tão inquietos, insatisfeitos e famintos. E um paradoxo: famintos, bem próximos à mesa, onde existe tudo o que necessitamos - a Bíblia - a Palavra de Deus.

Deus existe! - Estão dizendo constantemente, mas não interfere nem se preocupa com o destino de cada um. Esta corrente de pensamento reduziu Deus a uma tartaruga marinha, que viaja muito longe, para enterrar seus ovos na areia, e depois vai embora, deixando bilhões de tartaruguinhas à própria sorte, em um ambiente hostil e cheio de predadores.

Minha forma de crer é diferente. Deus existe. Ele se preocupa com cada um de nós. "Como a alguém que sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados". Isaias 63:13. Nossos sentidos podem nos levar a crer que estamos sós e abandonados, todavia: Nem só de pão viverá o homem mas de toda palavra que sair da boca de Deus; sem fé é impossível agradar a Deus. É necessário que, aquele que se aproxima de Deus, creia que ele Existe". Com o "Existe" no presente indicativo.
Resumindo: Devemos andar por fé e não por vista. 2 Coríntios 5:7.

A fé é loucura diante da razão. Aceitamos o Cristo pela fé, como Senhor de nossa vida e Salvador de nossa alma. Para vencermos as circunstâncias adversas que nos cercam precisamos de olhos espirituais para ver além das impossibilidades. Todo aquele que é nascido de Deus - disse São João - Vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4.

E à beira do Poço de Betesda estava um homem enfermo há 38 anos. Ele podia descer ao poço? Não! Ele tinha alguém para jogá-lo nas águas? Também não! Então, qual era sua razão de estar ali? Esperança! Na competição pela cura, ele era o único em desvantagem. Diante dos olhos dos outros enfermos ele era completamente louco. Ele não devia estar ali, mas estava.

A fé é loucura, mas tem uma grande diferença: Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 1 Coríntios 1:25. A fé não é produzida pelos homens, ela é repartida por Deus. Quem crer será salvo, quem crer e se esforçar, e levantar, e suar a camisa, será abençoado.

Contra todas as expectativas Jesus estava passando por ali, seguindo para uma festa em Jerusalém. Não foi o paralítico que viu Jesus. Foi Jesus quem o viu primeiro. Viu e sabia das suas reais condições em meio a uma multidão de enfermos pronta, para disputar de todas as formas a "pole position" para o tanque e dali subirem curados.

Não enfrentamos situação parecida em nossos dias, em muitos aspectos da vida? Disse Jesus: Queres ficar são? A resposta do paralítico não mostrou fé: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque. Quando eu vou, desce outro antes de mim.

Disse-lhe Jesus: Levanta, toma a tua cama e anda!
Logo, aquele homem ficou são, tomou sua cama e partiu.

Crê na Palavra do Senhor; não veja as dificuldades pela aparência do que são. Com os olhos da fé podemos entender que para Deus não há nada impossível (Lucas 1:37). Não fique prostrada(o) na "cama" do desânimo. Antes de ordenar para levar a cama, Jesus disse: Levanta! "Mas não há a mínima possibilidade..." Quem disse isto - o diabo? Existem possibilidade e certeza SIM!

Se você ainda não é crente, procure um Igreja Evangélica não avarenta, próximo de sua casa para aceitar Jesus como Senhor e Salvador. Participe principalmente da Escola Dominical. Compre uma Bíblia para alimentar-se regularmente com a leitura da palavra de Deus.

Se já é um crente em Jesus, não use todo seu tempo diante de uma TV ou computador. Estas coisas costumam esfriar a nossa fé. Elas produzem um vazio. Separe parte deste tempo para meditar na Palavra e orar. Precisamos arranjar tempo para ficar a sós com Deus. O tempo que passamos na presença de Deus tem maior valor que as muitas horas desperdiçadas com coisas às vezes mundanas. Deus sabe o que precisamos, mas ele insiste em ouvir de nossa própira boca, por que nos considera como filhos.

De onde às vezes vem o desânimo? Da contínua recusa e pregüiça de ler a Bíblia, de orar e conversar com Deus. Creio pessoalmente que muitas bênçãos não são recebidas devido a ausência de tempo diante do Senhor. Queremos as bênçãos mas não temos tempo para ficar na sua presença, apesar disso arranjamos tempo para o lazer e para o resto das coisas. Sejamos justos, não vamos colher bênçãos sem dialogar com o Deus nem meditar na sua palavra. É tão simples assim? É! O tempo que investimos na leitura, meditação e oração é o mesmo tempo que passamos em sua presença. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração""

Deus existe e é galardoador dos que O buscam. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Agrade ao Senhor e Ele cumprirá o desejo do seu coração. Salmo 37:4.

João Cruzué
Publicada em 09.02.2008

Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com


Um comentário:

Child of God disse...

Gostei sim do texto, irmão vej que tem o dom...
tentarei passarr por aqui mais vezes ...

Deus o abençoes ainda mais...
Rejane