domingo, fevereiro 08, 2009

Einstein - O conflito fé-ciência

.
Albert Einstein

"Ao longo deste último século, e parte do anterior, foi vastamente afirmado que havia um conflito irreconciliável entre o conhecimento e a fé. Prevaleceu a opinião entre as mentes avançadas de que era hora de a fé ser substituída cada vez mais pelo conhecimento; a fé que não se baseava em conhecimento era superstição, e como tal devia ser combatida. O ponto fraco desta concepção, contudo, é o de que aquelas convicções necessárias e determinantes para a nossa conduta e os nossos julgamentos não podem ser encontradas senão unicamente nesta trilha científica sólida. Pois o método científico não pode nos ensinar nada mais além de como os fatos se relacionam e são condicionados entre si.

A aspiração a tal conhecimento objetivo pertence ao mais alto de que o homem é capaz, e você, certamente, não estará desconfiado de que eu queira minimizar as descobertas e os esforços heróicos do homem nesta esfera. Podemos ter o conhecimento mais claro e completo do que é, sem contudo sermos capazes de deduzir disso qual deveria ser a meta das nossas aspirações humanas. O conhecimento objetivo nos oferece poderosos instrumentos para o alcance de certos fins, mas a própria meta máxima e o desejo de alcançá-la devem vir de outra fonte. Aqui nos deparamos, portanto, com os limites da concepção puramente racional da nossa existência.

Se perguntarmos de onde deriva a autoridade de tais fins fundamentais – visto que eles não podem ser afirmados e justificados meramente pela razão – podemos apenas responder: eles existem em uma sociedade saudável na forma de tradições vigorosas, que agem sobre a conduta e as aspirações e os julgamentos dos indivíduos; eles estão lá, ou seja, como algo vivo, sem que seja necessário encontrar uma justificativa para a sua existência. Eles passam a existir, não através da demonstração, mas da revelação, através da mediação de personalidades poderosas. Não devemos tentar justificá-los, mas apenas sentir sua natureza simples e claramente."

FRASES DE EINSTEIN


"Sem cooperação honesta com os árabes, não há paz, não há prosperidade. Isso diz respeito a longo prazo, não ao momento presente."

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade."

"A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento."

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."

"A ciência sem religião é manca; a religião sem a ciência é cega."

"A imaginação é mais importante do que o conhecimento.'



.

Nenhum comentário: