domingo, abril 26, 2009

Alerta de saúde - gripe suína ameaça o Brasil e o mundo

MÁ NOTÍCIA
Agência Estado - 24.04.2009

"CIDADE DO MÉXICO - Todas as escolas na área metropolitana da Cidade do México receberam ontem a ordem para suspender as aulas hoje. O motivo foi uma epidemia de gripe suína que atinge a região. O ministro de Saúde, José Córdova, indicou que a medida afeta desde os jardins-de-infância até universidades, públicas ou privadas. O governo mexicano também anunciou que pelo menos 20 pessoas morreram em todo o país por complicações causadas pelo vírus influenza nas últimas três semanas. A capital mexicana registrou 13 dessas mortes."
--------------------------------------------------------------------------------------

GRIPE SUÍNA
- O QUE É:
Tradução de João Cruzué

Um doença aguda e altamente contagiosa, causada por um vírus da gripe tipo-A, cujos sintomas são: depressão, febre, anorexia, tosse, dispnéia, fraqueza muscular, prostração, e escorrimento das mucosas dos olhos e do nariz. Porcos são seus principais hospedeiros, embora vírus de gripe também ocorram em seres humanos e aves.(União Européia)

ESTUDO PUBLICAD
O
- Uma cepa H1N1 de vírus de influenza, isolado recentemente de estudos clínicos de animais da espécie suína, foi inoculada experimentalmente em porcos livres de patogenias com idade de seis semanas.

Entre o primeiro e o quarto dia depois da inoculação os porcos desenvolveram pirexia e mostraram sinais de tosse, espirros e anorexia. A seroconversão foi detectada sete dias depois da infecção. O vírus foi isolado em raspagens nasais e tecidos depois de quatro dias da infecção, mas não foi encontrado nas fezes.

O vírus foi isolado em amostras de soro extraídas de cada animal infectado no período entre um e três dias após a infecção. A patologia foi caracterizada por uma pneumonia intersticial comum após 21 dias da infecção, lesões nos brônquios e bronquíolos acima dos sete dias depois de infecção, e hemorragia nos nódulos linfáticos.

Danos epiteliais nas gerações bronquiais em conseqüência da infecção de vírus foi demonstrado por imunocitoquímica e microscopia de elétrons.

Fonte original: Veterinary Records

-------------------------------------------------------

ALERTA DA OMS

Margaret Chan, diretora da OMS (Organização Mundial da Saúde), reforçou a necessidade de todos os países adotarem medidas de prevenção à gripe suína. Segundo ela, a entidade está "muito preocupada", pois constatou que o vírus tem "claramente potencial pandêmico". Pandemia é o nome dado às epidemias de grande alcance geográfico, talvez global. "Países que ainda não foram atingidos devem aumentar sua vigilância." (Folha-Uol)


CANADÁ E ESTADOS UNIDOS

Subiu para seis o número de casos de gripe suína confirmados pelo Canadá neste domingo. Todos os pacientes são pessoas que estiveram no México recentemente. No México, onde o surto do novo tipo de gripe suína começou, 22 pessoas morreram devido à doença e mais de 1.300 já foram contaminadas. Nos Estados Unidos, o total de casos confirmados chegou a 20 também neste domingo, e o governo declarou emergência de saúde pública. (Folha Uol)


MÉXICO - TARDE DEMAIS

Por Alistair Bell e Noel Randewich/Reuters

"As autoridades mexicanas alertaram as pessoas a não se cumprimentarem com beijos e apertos de mão, e a não compartilharem alimentos, copos e talheres. O vírus da gripe pode ser transmitido pelas mãos, e lavá-las com frequência é uma das formas mais eficazes de prevenir o contágio."

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que exames em 12 pacientes mexicanos demonstraram que o vírus é geneticamente igual ao de 8 pacientes na Califórnia e no Texas. Esse vírus, uma nova cepa da gripe suína, foi batizado de H1N1.

Mas o fato de haver contágio direto entre humanos gera temores de um grave surto, e o governo mexicano cancelou as aulas para milhões de crianças na capital e arredores. Todos os grandes eventos públicos, como shows, foram suspensos na Cidade do México.

Uma análise mais atenta mostrou que a doença é uma mistura até então inédita de vírus suínos, humanos e aviários, segundo o CDC. A maioria dos mortos mexicanos tinha entre 25 e 45 anos, o que é preocupante, segundo uma autoridade local. A gripe comum (sazonal) costuma ser mais letal entre pessoas muito jovens e muito idosas, e a principal característica das pandemias é que elas afetam jovens adultos saudáveis.

"Nossa preocupação cresceu em relação a ontem", disse a jornalistas o diretor interino do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA, Richard Besser.

Besser disse que provavelmente é tarde demais para conter este surto. "Há coisas que vemos que sugerem que a contenção não é muito provável", disse ele. Uma vez que a doença se alastra para fora de uma área geográfica limitada, o controle fica muito difícil.

A gripe comum mata de 250 mil a 500 mil pessoas por ano em média, mas a temporada da gripe na América do Norte já deveria estar terminando.

Fonte: Notícias abril.com.br

------------------------------------------------

COMENTÁRIO: a compra de máscaras cirurgicas para uso em lugares externos explodiu nas farmácias da cidade do México. Uma metrópole de 20 milhões de habitantes está assustada. O mesmo vírus que matou 20 pessoas no méxico foi encontrado em oito pacientes na Califórnia e no Texas - longe da cidade do México. Considerando que vírus de gripes "viajam" pelo mundo inteiro, e que a temporada de gripes no hemisfério norte deveria estar no fim, mas não é isto que está acontecendo, por causa desta gripe mortal, é bom ficar alerta e praticar bons hábitos de higiene, como coisas simples, do tipo: não se esquecer lavar as mãos antes de levar qualquer alimento à boca. (João Cruzué - Blog Olhar Cristão)

cruzue@gmail.com


.


Um comentário:

Anônimo disse...

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia, pelo que não temeremos...". (Sl 46:1,2) Jesus pode nos livrar de todos os maus rumores, pode nos dar uma nova vida, tem todo o poder no céu e na terra para mudar os tempos e as estações.