terça-feira, abril 21, 2009

Blogs evangélicos em quatro aspectos

João Cruzué
Recebi, um dia desses, um email de uma pessoa amiga contando que ainda estava um pouco atrapalhada sobre o que escrever em seu blog, principalmente, porque dispunha de pouco tempo. Daí, pensei em abordar QUATRO ASPECTOS muito interessantes sobre este assunto, pensando em contribuir com mais tijolo na edificação das comunidades de blogueiros evangélicos do Brasil e América Latina. Nunca é demais lembrar, ressalto, que não conheço tudo nem sou mestre em blogs.

A VISÃO. quando você conhece de perto a necessidade de escrever e publicar seus textos em blogs, sua consciência se aviva e você descobre que precisa assumir um compromisso com Deus. Se você blogar simplesmente por modismo ou vaidade, um dia vai se cansar e parar. Creio que muitos já leram (mas nem todos) meu testemunho de como adquiri a visão de escrever e publicar minhas experiências com Deus, e o testemunho do que Ele tem feito na minha vida para edificação de quem está do outro lado.

Eu adquiri visão deste negócio, há uns cinco anos, quando digitei a palavra "church" na Internet, esperando aparecer um site de uma Igreja Evangélica estrangeira, e em lugar disso apareceu um portal da igreja de satã, com um bode de barbicha e chifres. A princípio me assustei, pois foi uma surpresa. Com tanta Igreja Evangélica no mundo, porque nenhuma estava na frente, para edificar alguém? Aquilo ficou martelando em minha mente, até que cheguei a conclusão de que as lideranças das Igrejas Evangélicas do mundo todo eram passivas, atrasadas em tecnologia da palavra escrita, uma vergonha, considerando que 500 anos atrás, a primeira máquina de Imprensa foi criada para imprimir a Bíblia.

Depois, analisei de mais perto e vi que a carapuça caia bem justa na minha cabeça - porque eu era uma das lideranças da Igreja Evangélica. Naquela mesma época já andava bisbilhotando os blogs do UOL. Eram chatos, complicados, e tinham pouco espaço. Ao sair do UOL, comecei a procurar um Portal que oferecesse serviços gratuitos para publicação de Blogs. Encontrei o www.blogger.com do Google. Eu já tinha conhecimento de que nos Estados Unidos eles definiam eleições presidenciais. Cheguei a subscrever o Blog do John Kerry que disputou e perdeu a eleição para o Bush. No meu caso, eu já tinha alguma experiência com a publicação da PALAVRA ESCRITA, pois já editara Jornal Evangélico no final dos anos 80.

Meus primeiros escritos foram publicados no antigo site do Pastor Silas. Como eles alcançavam muitos leitores, achei que poderia crescer e publicar com as próprias pernas. Eu comecei com TESTEMUNHOS. Eu e minha família sofremos muitas privações com os 11 anos de desemprego que passei, e, achei que a vitória que Jesus Cristo me dera, eu deveria contar para o mundo. Eu não ia ficar de boca calada. E a todos os blogueiros que estiverem em contato comigo diretamente ou indiretamente, sempre tenho compartilhado a mesma visão: Blogs levam a Palavra de Deus na forma escrita para leitores em qualquer lugar do mundo. Se você não sabe o que deve escrever, comece contando as bênçãos que Deus tem feito na sua vida.

O DISCURSO OU COMO ESCREVER: é muito simples. Quando escrever, imagine que seu melhor amigo ou amiga esteja diante de você. Os melhores mestres de blogs ensinam que blogar é semelhante a escrever para uma pessoa amiga. Quer ver a diferença?

Este é um discurso de blog: Oi meu irmão, estou aqui, neste momento, escrevendo este texto, porque sei que Deus vai usar você poderosamente em textos que vão levar a voz de Deus diretamente ao coração dos leitores de seu blog. Ou: A paz minha irmã, sabe aquele texto que você escreveu ontem, contando aquela vitória que Jesus lhe deu? Você não sabe, (e talvez nunca vá saber) mas do outro lado do mundo, havia um brasileiro que estava navegando na Internet, à noite, e deu de cara com seu testemunho. Durante a leitura daquele mesmo texto, que você achou tão fraco, o Espírito Santo começou a falar no coração daquele moço, e entre lágrimas ele renovou sua confiança em Jesus.

Este já NÃO é um discurso ideal par blogs: Irmãos vocês devem escrever textos de testemunhos para publicar em blogs para que Deus possa usar o que estejam escrevendo"

A diferença entre os dois discursos: Blogs são veículos de comunicação informais. O discurso pessoal, direto, olho-no-olho, é a forma de linguagem mais adequada. Ele é forte, íntimista e eficiente. O outro discurso , não fala diretamente, não olha olho-no-olho, não considera a pessoa do receptor, a pessoa mais importante no diálogo. Um fato a ser notado é que o discurso pessoal e direto, olho-no-olho, pode ter milhões de recepores, cada um deles sendo chamado de "você". Quer um fato concreto? Em todos os emails e posts da campanha presidencial de Barack Obama foram usados este tipo de discurso.

POR QUE É PRECISO ESCREVER? Você vai escrever para glorificar o nome do Senhor. Assim como ninguém nasce falando, nem andando, nem lendo, você vai ao longo dos anos melhorando e melhorando, se em algum momento de sua vida apareceu um desejo de criar um blog para colocar nele coisas de DEUS, saiba que é muito provável que a VONTADE de Deus esteja por trás disso. Se satanistas, prostitutas, gays, traficantes, cassinos e terroristas, dia e noite publicam conteúdos que ofendem a santidade de Deus, aqueles a quem Deus de alguma forma mostra esta realidade, também podem, se quiserem, tirar um tempo necessário, uma vez por semana, ou duas, ou três, para redigir textos com testemunhos, ou mensagens, ou poesias, ou sermões para publicar em Blogs na Internet. A Palavra escrita na direção de Deus, vai e produz o efeito desejado por Deus, não voltando de maneira nenhuma vazia.

COMO MELHORAR SEUS TEXTOS - Uma paráfrase de Romanos 12:2 "E nunca fique satisfeito com sua bagagem cultural de blogueiro, mas renove dia a dia o seu conhecimento da língua portuguesa, para que seus textos gradativamente galguem os degraus da escada da perfeição. O primeiro degrau é bom, o segundo degrau é agradável e no terceiro degrau você estará perfeito. Minha sugestão: há bons manuais de redação em boas livrarias. O meu, "Tecnicas de Redação" é bastante antigo, não sei se ainda existe para venda. O nome do autor é João Bosco Medeiros, da Editora Atlas.

Aí está o texto prometido. Dos quatro aspectos abordados, todos são importantes, mas eu creio que a VISÃO é o combustível que pode levar à conquistas de feitos que você ainda nem sequer pensou, mas que estão no coração de Deus a sua espera.

Nota: este texto está publicado em Blogs na Comunidade da UBE sob o título "Aula de Blogs-nº2."


.

30 comentários:

Anônimo disse...

amado irmão! abençoado esse teu artigo, me tocou! eu gostaria de escrever meu testemulho e falar do Senhor! mais não sei como funciona direito esse ferramenta(blog), mais estou fuçando, em breve chegarei lá!

que Deus Continue abençoando seu ministerio!
sandro munhoz(sandro.cna@hotmail.com)

o menor de todos os menores. disse...

Prezamado João Cruzoe,

A Paz do Senhor!

Excelentes observações, com muito e especial interesse em ser um colaborador de fato.

Este seu texto, produzirá certamente, resultados que não poderão ser medidos, ou avaliados por muitos, que desejavam produzir um blog e temiam seus resultados.

Este comentário, creio, foi uma vacina contra a timidez, e posso afirmar: Não há a necessidade de você ser premiado.

Por quê? Vou te responder!

A sua maneira de posicionar este texto, demonstrou a sua necessidade de abençoar, e quem abençoa, não ganha presentes, mas dá presentes. Você sente alegria em presentear! Não o vejo em seus olhos, mas o vejo em seu texto.

Penso, que um Selo de Premiação, não irá influenciar de maneira nenhuma os seus desígnios, já bem definidos em sua explicação na demonstração de sua primeira necessidade, ou seja, ser quem poderá influir, e assim, motivar da maneira correta e saudável.

Vá em frente! O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com

Anônimo disse...

A paz do Senhor João, muito obrigado pelos aspectos abordados, me fizeram refletir acerca do modo como tenho escrito e da necessidade de melhorar meus conhecimentos de língua portuguesa. Que Deus te abençoe.

http://www.aindaexistepaz.com

João Cruzué disse...

.

Agradecimentos,

Meus sinceros agradecimentos aos Irmãos Sandro, Pr. Newton e do Blog Ainda Existe Paz.

Por favor, sintam-se à vontade para também fazer as críticas. Embora ninguém goste delas, são também muito eficientes para apontar alternativas que o blogueiro não consegue ver.

Deus lhes abençoe o propósito de nos incentivar.

Irmão João.


.

Anônimo disse...

A paz do Senhor meu Irmão!
Sou do Interior de Pernambuco e faço parte da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

Achei muito bom esse seu artigo, pois sou novato no mundo dos Blogs e ao iniciar pensei em arquivar um pouco do meu dia a dia mas ao ler esse seu artigo me deu uma nova visão para esse espaço que abri. portanto vou fazer também algo mais importante do que registrar momentos inesqueciveis. Vou fazer notório as grandes maravilhas que Deus fez e está fazendo na minha vida. Pois cada um que ler o meus artigos vai ver que existe um ser que tem as nossas vidas na palma de suas mãos e que nos ama com amor profundo: O TODO PODEROSO o Senhor Jesus!!

Graça e Paz e que Deus te abençoe!

liberdade de expressão disse...

Mais um excelente artigo do Cruzué.

Abs,
Carlos

http://liberdadedeexpressao.multiply.com

Anônimo disse...

meu querido gostei muito desse artigo seu uma benção me edificou muito abraçosss

Unknown disse...

Gostaria de fazer mais amigos e aprender com eles. Tenho um blog e queria mais seguidores. Q a graça do Senhor esteja com vcs.

Ministério de louvor Aliança Eterna disse...

Ola abençoado paz do senhor!gostaria de fazer uma parceria? vamos trocar banners,eu divulgo o seu no nosso blog e vc faz o mesmo no seu visite o nosso de uma olhada e depois de uma resposta la nos comentarios mesmo ok? www.aliancaeternaforever.blogspot.com

Unknown disse...

Shalom .
Não choremos para os homens, é inútil e humilhante; oremos para D'US,só ELE nos fortalece e apazigua as nossas dores em todos os instantes.[red]Fique na Paz.
http://www.youtube.com/watch?v=KVXA6KoGols

Bruna Olympio disse...

Oi Amados...a paz..

passando apenas pra divulgar meu novo blog..ainda esta no começo mais creio ke fikara show!!!

me visitem...rs

http://geracaoemcristo.blogspot.com/

Vinicius Bessa disse...

Interessantíssimo Cruzué

Realmente o combustível é a visão de Deus, ela impulsiona, ela motiva e ela inspira...

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisasRomanos11:36

Abraços.
Quando puder, dá uma olhada no meu Blog, temos os mesmos pontos de vista.

Unknown disse...

Graça e Paz Cruzué,eu até este momento estava em dúvida para que finalidade criaria um blog,se para somente interagir com minha familia(primos,tios,cunhados etc.)ou se para levar a Palavra de Deus a essas mesmas pessoas e a tantas outras que estão perdidas.Após ler o seu texto tive a certeza de que ao invés de ficar "trocando figurinhas" pela internet vou levar a Palavra de Deus à minha Família através do Blog.Deus o Abençoe ricamente.

Regenerados em Jesus Cristo disse...

Paz do senhor esteja com tds

gostaria de lhe falar q seu blog é muito boom e interressante e gostaria q vs entrasse em meu blog tbm.....o blog é esse http://www.regeneradosemcristo.blogspot.com/ é so entra e sejam bem vindos tds q quiserem ver muito obrigado pela atenção


DEUS os abençoe ......

Unknown disse...

Paz do Senhor,amado.

Passamos para lhe desejar um excelente final de semana e uma próxima semana de paz, tranquilidade e excelência que somente o Senhor pode lhes proporcionar.

Parabéns pelo blog. Continue sempre trazendo mensagens edificantes interessantes para nossa vida espiritual.

Somos o Ministério Yeshua de Artes Cênicas, integrantes da Igreja de Deus em Ouro Preto - Olinda - PE.

Deus os abençoe.

Youtube: http://www.youtube.com/user/MYeshuaPE
Blog: http://www.myeshua.blogspot.com
E-mail: myeshua.idop@gmail.com

Tocado pelo Espírito Santo disse...

Obrigado por propagar os maravilhosos ensinamentos de Jesus.
Que Ele te abençoe sempre!

Visitem o BLOG: http://tocadopeloespiritosanto.blogspot.com/

Um fraternal abraço.

P.S.: se quiseres divulgar o meu BLOG, o BLOG de todos os Cristãos, eu lhe agradeço.

Anônimo disse...

Querido irmão,
Muito obrigada por este artigo, que também me tocou muito. Ainda muito nova, Deus tem colocado no meu coração uma vontade muito forte de escrever de Deus em meu blog, e agradeço muito a Deus porque quanto mais postagens o meu blog ganha, mais Deus prova que é da vontade dele. Comecei escrevendo meus testemunhos, e já surtiu muito efeito. Espero que Deus te abençoe a cada dia, e obrigada.
(biabpf@gmail.com)

Su e Li disse...

Ola!!!
meu nomé é Sueli..Mora em Marailva Parana..sou recem convertida e me apaixonei por este teu texto..tenho um blog que esta em construção...vi que você autoriza a puplicação dos seus texto sem tirar os créditos i sso é muito bom pois aqui tem artigos um mai slindo que o outro...vou postar algum em meu blog... BJS !

Anônimo disse...

Deus abençoe a todos!

http://freelives.wordpress.com/2010/03/13/ele-se-fez-maldito-por-nos/

Anônimo disse...

Olá meus queridos Irmãos.
A Paz do Senhor Jesus Cristo.
Fiquei muito feliz em conhecer este espaço abençoador.
É o que sempre digo: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento.
Gostaria também de compartilhar o nosso blog
" Mensagem Edificante para Alma"

http://josiel-dias.blogspot.com/

Gostaria da visita e comentarios dos meus irmãos.

Josiel Dias
Cons Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro

Vívian Santiaggo disse...

a Paz do Senhor, irmão.
Gostei do Blog... É bom encontrar na jornada de levar a Palavra de Deus, pessoas que também aceitam esta missão.Realmente ter um blog é como ter um diário-livro aberto a todos e neste diario escrevessemos para alguém que amamos. é assim que faço...é assim que creio,partilho sentimentos, momentos e reflexões, que ja passei ou presenciei.
Visite o meu blog GERAÇÃO DE AVIVAMENTO...
Aproveite e leia uma de minhas últimas postagens "Pedidos".
o end.: http//equilibrum153.blogspot.com
Que a Paz do Senhor esteja convosco

Talinny Lacerda disse...

Palavra abençoada, faz alguns dias que eu estava e na igreja e o pastor começou a falar acerca de jovens que consomem todo o seu tempo na internet com futilidades(orkut, msn), então eu comecei a pensar: sempre tive facilidade pra escrever textos por que não usar a internet pra glória de Deus e edificação do seu nome? Daí surgiu a idéia do blog: http://o-melhor-de-deus.blogspot.com espero uma visita sua e que você possa me falar o que achou.
Obrigado e Fica na Paz!

volni disse...

ola paz de nosso senhor jesus cristo seja com todos os irmaos e irmas eu acho que internet deve ser cada vez ser mais usada para levar a palavra de deus porque e um meio de comunicaçao e que cada irmao tenha a livre expreçao de de se comunicar conforme a santa palavra de deus

Aluizio Araujo disse...

A PAZ DO SENHOR MEU PREZADO IRMÃO JOÃO CRUZUÉ. Louvo a Deus por usar o irmão para escrever coisas agradáveis aos seus leitores. Sem dúvida é saudável ler algo que edifique, que estimule, que faça bem aos possíveis milhões de leitores espalhados nesse mundão tão grande, que através desse veículo nos deixa tão perto...
É realmente uma responsabilidade enorme, conforme o irmão enfatiza ao escrevermos para alguém que estar do outro lado, às vezes precisando de uma palavra amiga, de carinho, de estímulo para vencer seus obstáculos.
Lendo artigo como este me faz pensar e usar melhor o talento que o Senhor me deu de escrever após minha conversão, mesmo sem nenhuma formação secular, mais com a sapiência que Deus acrescenta a todos que perseveram e se esforçam em seus objetivos.
Até mesmo àqueles que sequer conhecem ainda o senhor Jesus, mais em suas dificuldades, em seus desesperos suplicam, pede e Deus concede as bênçãos como foi no meu caso, e Ele pode fazer na sua vida também, creia somente, tenha fé em seu coração e um dia estarás agradecendo ao senhor pelas bênçãos recebidas. Fiquem com Deus, um grande abraço a todos. Aluizio

Unknown disse...

olá sou ale que a paz de deus estejam com voces galera olha eu sou de Salvador se vcs puderem dar uma olhadinha no meu blog o endereço é http://juventudedejesus.blogspot.com/

IGREJA BATISTA DO RENASCER disse...

A paz do senhor irmãos! Parabéns pelo seu blog! E gostaria que visitasse o da nossa Igreja Batista do Renascer!
segue o link:
http://ibrmg.blogspot.com/
Faça -nos uma visita.

WAGNER BARROS disse...

Querido irmão seu post me ajudou muito e creio que você é um instrumento poderoso nas mãos de nosso Deus e glorifico por isso, acabei de montar um blog:http://saude-e-eternidade.blogspot.com/ , e sei que o que li hoje vai me auxiliar muito em meus sonhos em divulgar o amor de Deus, aos que necessitam.

Nathy disse...

Ooooiiii!!
Vim divulgar meu blog sobre moda, makes, tendências, culinária, etc.
É um blog voltado para o público cristão que curte esses assuntos!
Um beijão.
Fiquem na paz.
Nathy

www.christianbeaute.com

Unknown disse...

olá sou seguidora do seu blog... temos um blog http://teismoracional.blogspot.com/ e gostaria que vc fizesse parte do nosso... Parabéns pelo blog...

Rosana Moraes disse...

O que tenho a lhe dizer:

TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS.

O SEU TRABALHO NO SENHOR NÃO SERÁ VÃO.

muitas bençãos do Senhor Jesus pra você, e que você continue a abençoar pessoas e o nome do Senhor seja glorificado.

Abraço terno em Cristo Jesus