quinta-feira, abril 23, 2009

CGADB - Resultado eleições 2009 - 39º Convenção Assembleia Deus - Vitória


Resultado das Eleições para a Mesa Diretora da CGADB
Período 2009 -2013

CGADB-2009


OPINIÃO
O que vai acontecer com a Assembléia de Deus Depois
da 39ª Convenção Geral em Vitória-SP?

Em 15.04.2009 - semana antes das eleições

João Cruzué

"Em atenção aos leitores assembleianos, desejo escrever, hoje, dia 15 de abril de 2009, algumas linhas para expressar minha opinião sobre este grandioso evento. Ele com certeza levará as ADs definitivamente ao Século XXI, independentemente de quem vier a liderar a Convenção pelos próximos quatro anos. A mudança não vai acontecer - ela de fato já aconteceu. A Convenção vai chamar atenção para essas mudanças.

Pela segunda vez em dois anos está acontecendo uma atividade política religiosa, a meu ver saudável, enquanto respeitosa e limitada ao campo das idéias. Sim, novas ideias é tudo que uma grande Igreja com a Assembleia de Deus precisa para continuar liderando o processo de evangelização da nação brasileira. Os Pastores José Wellington Bezerra da Costa e Samuel Câmara, neste momento dividem as atenções, opiniões e emoções dos ministros assembleianos. Que vença o que for melhor nos votos, e que esteja dentro dos planos do Senhor, para o bem da Igreja.

Vi como uma agradável surpresa, a prorrogação do prazo de inscrição para que as irmãs, esposas de ministros, pudessem também participar do evento. Eventualmente, creio que isto possa ter acontecido outras vezes, mas de minha parte, notei somente agora. Louvo esta atitude, pois tenho opinião diversa do conservadorismo desta Igreja. Em minha opinião, homens e mulheres são iguais perante Deus. É um desperdício de ministérios manter a velha ordem de que o púlpito é um lugar privativo de homens. Creio que Deus, a cada época, fala através de seu Espírito e estabelece a sua vontade entre a humanidade. A escravidão que antes era biblicamente tolerada, foi defenestrada pelos ingleses há dois séculos. Era vergonhosa, embora defensável biblicamente.

Lembro que a segregação racial nos Estados Unidos até Martin Luther King, era inacreditavelmente liderada por evangélicos. Imagino que foram eles os defensores da tese de que Caim era negro. Foi uma mancha na história da Igreja, que precisou mudar sua forma de pensar para melhorar. A Igreja Assembleia de Deus no Brasil, pelo menos até agora, vem se destacando como o último "bastião" mundial na obediência bíblica por não considerar o ministério de mulheres. Coisa que todos os países do mundo já mudaram. Inclusive a Coréia do Sul, espantosamente um país decultura extremamente machista. As Assembléias de Deus Coreanas do Pastor Pastor Cho já consagra mulheres ao pastorado (e foi muito bem sucedido) há mais de 40 anos.

Desprezar o ministério feminino para mim, hoje, é o mesmo expor perante a sociedade do 3º Milênio que a mulher seja um ser humano inferior, de segunda categoria. Se Jesus é a cabeça da Igreja, não existe em uma palavra ou ato dele que revele preconceito e machismo contra a mulher. Lembro-me de um fato interessante. O saudoso Fernando Pastor de Roraima, Fernando Granjeiro, que já dorme no Senhor, esposava simpatia pelo ministério feminino já nos anos 80.

Embora a Bíblia tenha sido escrita por homens, em várias épocas em que a mulher não era de forma alguma considerada em igualdade ao homem, a ideia de um Deus machista é falsa e preconceituosa. O Senhor Jesus Cristo que conheci, e aceitei, é a encarnação de Deus na terra. Eu não posso dizer aquilo que não seja verdadeiro.Jesus conversava com as mulheres em público.Coisa impensável em sua época e cultura.

Fecho este assunto afirmando que as Assembléias de Deus do Brasil têm desperdiçado milhares de ministérios femininos por puro preconceito, baseado em sofismas, da mesma forma como ela foi preconceituosa e sofismática com os Seminários Bíblicos, com o uso do radio, com o uso da TV,
com a ojeriza à internet...

É certo que não devemos mudar os trilhos ao primeiro vento de mudança, mas há mudanças e Mudanças. Se a Igreja ficar fora do contexto cultural de sua época, ela simplesmente deixa ser eficiente como portadora de Boas Novas da reconciliação do homem com Deus. A Igreja não pode cheirar a mofo arcaico. E não estou falando em racionalizar com o pecado. Romper com o judaísmo dos rituais de sacrifícios de animais, para estabelecer o cristianismo baseado na remissão dos pecados pelo sangue de Cristo, isto sim,é que foi uma mudança radical.
Quem ousaria mudar isso se era bíblico? O que não esbravejaram por causa disso?

Depois de ter abordado a questão feminina dentro do contexto das Assembleias de Deus, vejo com bons olhos uma bipolarização das lideranças da Igreja para esta 39ª Convenção. Isso eleva a temperatura e o pensamento entre as lideranças da Igreja. De certa forma as Assembléias de Deus se assemelham muito ao sistema de governo democrático dos Estados Unidos. Ela tem crescido, e ainda é a maior denominação evangélica do Brasil, por causa da autonomia de seus Pastores. Não há uma liderança única, controladora. Não há um cabresto curto que force todos a seguir pelo mesmo trilho. As Assembléias de Deus crescem porque, apesar de todos seus defeitos, dá autonomia e espaço para se trabalhar. Seu ensino é excelente. E sua seara é tanto o Brasil quanto o mundo. Embora ame de todo meu coração o grande Pastor que é o irmão José Wellington Bezerra da Costa, para o bem da Convenção Geral a alternância da liderança maior de tempos em tempos é melhor para a Igreja. Isto vai dar oportunidade a que outros grandes homens de Deus possam também deixarem suas marcas na administração da Convenção da Igreja, além de reduzir a desunião.

O medo não é o melhor conselheiro a ser ouvido em decisões que envolvam o destino da Igreja. Sonhos e visões, sim. Que cada ministro decida o destino da Convenção da Igreja sonhando com uma Igreja forte, ativa, envolvida, respeitadora, incentivadora, perfeitamente sintonizada no contexto da História, única e exclusivamente focando a mensagem do Evangelho e as almas dos perdidos sem Cristo.

Sobre o contexto digital de nossa época, também tenho algo a dizer. É constrangedor ver o mundo inteiro tirando o máximo da Rede Mundial de Computadores, popularmente chamada de Internet, enquanto minha Igreja tem desprezado este recurso, muitas vezes rotulando-o de veículo de pornografia e prostituição. Quando abro o site FGTV da Igreja Coreana, liderada pelo Pr. Cho, e vejo cultos sendo transmitidos interruptamente para o mundo em oito idiomas diferentes, eu coro de vergonha, pois aqui no Brasil temos muito pouco. A não ser as raras exceções dos Gideões Missionários da Última Hora e do Pr. Silas Malafaia. Enquanto isso, a Igreja Católica não perde tempo: o Papa pessoalmente está envolvido para que a mensagem do catolicismo mariano atinja os 2.000.000.000 (dois bilhões) de pessoas que usam computadores em todo o mundo.

Ficar fora da WEB, hoje, significa negar a palavra de Deus a uma geração de crianças, adolescentes e jovens do Brasil e de todas as partes do mundo. Esta geração e a próxima já navega neste mar digital e não vai mudar de pensamento para seguir o be-á-bá conservador de antigos líderes das Assembleias de Deus. Neste contexto, não há volta.

Se a Igreja se posicionar contra, vai ficar falando sozinha, do mesmo modo que ficou a reboque quanto à TV - que ontem condenava, mas que hoje está usando e gastando os tubos. Foram erros de visão e de estratégia. Neste ponto, como um dos administradores da maior comunidade de blogs evangélicos do Brasil, posso dizer que as pessoas comuns estão adiante dos ministros de suas Igrejas, que suponho, ainda estejam presos às formas mais antigas de comunicação.


Antes de concluir, vou comentar sobre o Projeto Brasil da Igreja para se fazer representar nas Casas de Leis de nosso país. Modestamente, quero opinar que existe um grande erro de estratégia. É público e notório que a taxa de crescimento da Igreja Evangélica brasileira caiu nestes últimos cinco anos e que o "evangelho" da prosperidade não sustentou o crescimento da Igreja. Aliás, nos últimos anos tem trazido má fama para os pastores evangélicos diante dos olhos da sociedade. E o que a sociedade pensa deles? Pensam que são lobos exploradores da fé de pessoas cujas mentes são lavadas em vez de evangelizadas. Isto, não sou em quem diz, mas a voz que ouço das ruas.

Pastores honrados e com grande história de vida e contribuição para a Igreja estão sendo mal vistos e rotulados com o mesmo preconceito destinado aos "expertos" que salivam atrás do bolso dos fiéis. Isto é injusto e deplorável, mas não pode ser escondido: a conta do "evangelho da prosperidade está começando a ser paga agora, com o receio da sociedade de que por trás do nome de Cristo estejam apenas os mercadores da fé. Se a Igreja Assembléia de Deus investir sua energia em um grande projeto de evangelismo, vai ter mais (bons) políticos crentes nas Casas de Leis Brasileiras do que colocar o carro na frente dos bois e buscar uma estratégia, que na verdade não é sua, mas uma cópia do projeto político de uma outra Igreja. Um projeto de minoria, isto não me dá contentamento. Basta que cada crente brasileiro ganhe por ano cinco almas, para que metade do Brasil seja evangélico em menos de dois anos. Com a metade dos brasileiros evangélicos, para quem gosta de política, matematicamente falando, teremos a metade dos congressistas em qualquer Casa Legislativa - sem mudar os objetivos da Igreja.

E para concluir, vou dizer como as Assembléias de Deus vão sair depois da 39ª Convenção, que imagino, vai ser o marco decisivo para levar nossa Denominação ao contexto do III Milênio. É claro que aqueles que não forem bem sucedidos em seus projetos, vão ficar aborrecidos por algum tempo. Esse aborrecimento vai passar, assim com passam os dias e as estações. Nossos ministros, apesar de homens de Deus, estão sujeitos às emoções que qualquer pleito traz. Mas, que com certeza eles são guiados pela voz do Espírito de Deus e não por emoções humanas. Eu creio firmemente que as Assembléias de Deus depois desta Convenção vão sair com muito mais energia para tratar dos negócios da Casa do Senhor. O grande perdedor vai ser o diabo.


46 comentários:

Anônimo disse...

É o pastor.José Wellington conseguiu de
novo. Será que tem alguma manobra ou
é chamada mesmo?

Paulo Cezar. disse...

Com todo respeito vejo na conveção uma
espece de sidicato patrional.
E percebo que há homens manipulando
homens, tem horas que a biblia parece
valer menos do que um estatuto.
desculpe a franqueza mas é o que eu acho.

pr joão paim disse...

paz meus amados
tá parecendo isso com cuba o homem se adonou mesmo das Assembleia nõa sei se é a De Deus mas essa ai ele tomou conta e não deixa de geito algum
é uma democracia meia burra essa
pena pois o pastor samuel ia dar uma vida nova a convenção.

Anônimo disse...

Resultado mais que justo.Pastor José Wellington é um homem de Deus sério e comprometido com o projeto de Deus para nossa igreja.Agora vamos torcer para o nosso 1º vice presidente trabalhar com espírito de união com o nosso presidente.
Jesus é bom e as coisas desta vida não podem nos embaraçar pois o nosso maior objetivo é chegar ao céu.

Anônimo disse...

Di Preira.

gente eu sinceramete não acredito que isso seja chamada, pq moro em são paulo e o que vejo é que todos os melhores cargos e igrejas são comandados por ou filhos e netos ou algum parente do pr. jose wellington. isso é um absurdo!! eu como assembleano fico indiguinado com este nepotisimo. me faz lembrar fidelcastro em cuba!! QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!

MAGALHAES disse...

Vejo o resultado com muita frustração, pois pensava que nossos pastores assembleianos não se deixariam ser seduzidos pela campanha suja dos cabos eleitorais do Pr J.W.
Uma eleição fruto de uma campanha com uma enxurrada de acusações infundadas contra o Pr S.C., não me deixa muito à vontade para continuar sendo membro da CGADB, com esse imperialismo na liderança.
Talvez Deus tenha um propósito na reeleição do Pr J.W., mas os meios pelo qual ele se mantém no poder, não nos dá essa confiança.

Pr Celio Magalhães
Brasilia-DF.

Anônimo disse...

Pesso a DEUS que levante um LUTERO no meio das Assembleias de DEUS , um homem ou uma mulher de DEUS que morra se necessário , não pelo ministério e sim pela grande obra nos confiada por nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO.Essa é a verdadeira urgencia no meio evangelico . Reforma SENHOR o coração da tua igrja dos lideres , dos lierados do TEU povo!
Reinaldo da S.F

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR PARA TODOS,

FIQUEI MUITO ALEGRE, QUANDO SOUBE DO RESULTADO EM QUE O PR. JOSE WELLINGTON MAIS UMA VEZ FOI CONFIRMADO NA PRESIDENCIA , TEMOS A CERTEZA QUE DEUS AINDA TEM ALGO PARA SER REALIZADO POR INTERMEDIO DESTE SERVO DE DEUS,AMADOS VAMOS TODOS JUNTOS NUMA SO DIREÇÃO, NAO DEVEMOS ESQUECER QUE JESUS ESTA VOLTANDO PARA BUSCAR SUA IGREJA,DEVEMOS ESTAR PRONTO, SEM CONTENDA SEM RANCOR E AMANDO A TODOS, E SEM MANCHA EM NOSSAS VESTES, NÃO ESQUEÇAMOS QUE HAVEREMOS DE PRESTAR CONTAS DE TUDO QUE FAZEMOS E FALAMOS, PORISSO VIGIAI SEM PARAR.
A DIVISÃO SO DA VITORIA AO INIMIGO DE NOSSAS ALMAS, VAMOS NOS UNIR E OLHAR SO PRA JESUS, POIS ELE E O AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FE.
O MOMENTO E DE TODOS JUNTOS NESTA GRANDE NAÇÃO ESTARMOS DE JOELHO ORANDO EM TODO TEMPO, NA A MAIS TEMPO PARA CONTENDAS E SIM PARA BUSCARMOS A DEUS, POIS MUITO MUITO BREVE JESUS VIRA, E SE VOCE MEU IRMÃO NAO ESTIVER COM AS SUAS VESTES LAVADA E REMIDA NO SANGUE DO CORDEIRO, FICARA EM SITUAÇÃO MUITO RUIM.
QUE DEUS ABENÇÕE A NAÇÃO BRASILEIRA QUE TEM SE DESTACADO NO EVANGELHO, AQUI AINDA TEMOS A LIBERDADE DE PREGARMOS A PALAVRA DO SENHOR, EM OUTROS PAISES A PERSEGUIÇÃO E TREMENDA, PORISSO MEUS AMADOS VAMOS TRABALHAR PRA JESUS COM AMOR DEDICAÇÃO E SEM CONTENDA. AMEM.......
DEUS ABENÇOE A TODOS IRMÃOS.

PB: Vanderlei Santos disse...

A paz do Senhor para todos...Parabéns Pr:José wellington pela vitória é o que a biblia diz:
OS PASSOS DE UM HOMEM BOM SÃO CONFIRMADOS PELO SENHOR.

Le disse...

É ridículo a enorme Igreja Assembléia de Deus ter um líder como o pastor Welligton nada contra sua pessoa... Mas sou a favor de uma mudança, uma AMPLA VISÃO para as Assembléia de Deus do Brasil o que pastor Welligton não é capaz pois continuas preso as velhas e velhas tradicões...

Anônimo disse...

é meus irmãos eu tambem ñ concordo com o resultado, mais eu sei que Deus estiver nessa eleição ele vai fazer justiça, pr. Samuel camara ñ desista vá em frente Deus e contigo, e aqueles que usam de manipulação e baixeza e suborno Deus abaterá.

Anônimo disse...

Que bom que o Reino de Deus não pode ser manobrado, quanto aos demais "reinos" que pena.

Anônimo disse...

Uma Lastima
O continuismo
isso m assusta
ñ q eu acredite q Câmara seje o Salvador da pátria, mas o q m deixa envergonhado é a forma como os pastores encaram esse Continuismo da familia Bezerra, e a falta d coragem d renovar, a Assembléia hj ñ orgulha ninguem, num tem auto-suficiência s faz um evento grande tem q depender dos outros temos q nos humilhar...
Basta!!!

Vamos orar e ter mta fé
é o q nos resta!!

Deus abençoe à todos!!

Anônimo disse...

Lamentavelmente, independente de quem seja o presidente, a igreja se tornou uma instituição política, como disse o Paulo Cezar, às vezes, parece que a Bíblia tem menos valor... A vontade humana prevalece na maioria dos casos. Por favor, alguém pode apontar onde estão os pastores verdadeiros, aqueles que tem o perfil de João 10? Hoje é uma raridade encontrar pastores que possuem chamada para encarar os membros de sua igreja como ovelhas e não como colaboradores financeiros de seus ministérios. Hoje é o dinheiro que dita as regras. Os "pastores" se preocupam mais com os seus tronos. LAMENTÁVEL. Hoje para alguém (que tem chamada) ocupar um lugar no episcopado, se não tiver dinheiro, o máximo que consegue é ser um mero obreiro auxiliar de auxiliar... Na verdade, a igreja (instituição) está a pecar como as outras que são combatidas por ela. O que se vê causa e espanto e estranheza. Onde está escrito que se deve ter um modelo de padronizado de consagrações? 1º) Cooperador, 2º) Diácono, 3º) Presbítero, 4º) Ministro Evangelista e por último, Ministro Pastor... Onde colocaram os dons ministeriais? A instituição está, dia a dia, perdendo sua credibilidade. Esta que deveria ser a agência de salvação, pregadora das Boas Novas, meio pelo qual o homem encontra Deus... Uma vez mais essa Convenção mostra e demonstra que o homem detém o poder de dizer sim ou não. Deus está a margem. A "igreja", hoje, tem o perfil de Laodicéia, nem frio nem morno. O resultado será o vômito de Deus. Onde está aquele povo barulhento... Parece estar em franca extinção. Porque nesse tempo, onde não se havia tanto conhecimento que os crentes eram mais crentes e tinham mais comprometimento com o Reino. Tempo em que Mateus 6.33 era uma realidade, hoje, entretanto, os pseudo pastores, ensinam a "igreja" a se comportar contrariamente, hoje se busca mais as demais coisas e quanto ao Reino de Deus e Sua Justiça, nem tampouco os buscam. Deixaram-nos de lado, sem qualquer preocupação.
São pseudo pastores que estão fincados nos púlpitos e pregam mensagens lindas e emotivas, psicológicas com doses de neuro linquistica, que movem e comovem seus públicos, pregam na verdade, no entanto, não generalizado, muitos não cumprem o que pregam. Seus discursos são vazios.
Oxalá que um poderoso avivamento traga renovação para a Igreja do Senhor, que se veja, com nitidez espiritual, um derramar do Espírito Santo inigulável, inenarrável, maravilhoso... Onde todos sejam impactados poderosamente e que os pastores se arrependam de seus pecados, afim de que voltem a ser ovelhas também, no afã de experimentarem a boa e agradável vontade de Deus.

Alessandro disse...

Olá!

Estou aproveitando ete espaço para divulgar o blog "Salvos Pelo Amor!"

Não deixe de conferir!

Abraço.

http://salvospeloamor.blogspot.com/

Anônimo disse...

Creio que tudo é permissão de DEUS ;acima de tudo e d todos está Papai se Ele quiz assim ,é porque o achou merecedor de tal honra quem somos nos para questionar ,oro para que o pastor tenha sabedoria do alto para nos conduzir,visto que ele sempre foi um ex de cristão

Anônimo disse...

fico felis por mais uma vitóri,QUE VEM Dos alto céu, meus parabemes pastores.

Anônimo disse...

Anônimo diz: Sou esposa de pastor, e a ultima CGADB que partipei foi em Alagoas, voltei muito ecandalizada, com a falta de educação da Senhora Vanda Freire esposa do Pastor J W, gosto do trabalho da UNEMAD, mas enquanto durar o poder nas mãos dessa mulher não pretendo ir, pois não se trata de uma firma de empregadores e empregados, mas da Obra de Deus, pela qual nós que estamos no interior do País lutamos por ela. Precisamos de uma mudança.

Anônimo disse...

Sou esposa de pastor trabalhamos no interior de MG, e a ultima CGADB que participei foi em Alagoas, mas voltei muito escâdalizada com a falta de educação da senhora Vanda Freire, esposa do Pastor Jose Wellington aquilo que aconteceu foi muito feio p uma presidenta como ela e enquanto essa senhora estiver no poder da UNEMAD com certeza como eu muitas não irão. É hora de dar a vez para outra. Chega de mandar...

CIRCULO CRISTÃO disse...

OS ESPIRITUAIS ENTENDERÃO

JOSUE: 24:15
15 Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

II REIS 10:
3 escolhei o melhor e mais reto dos filhos de vosso senhor, ponde-o sobre o trono de seu pai, e pelejai pela casa de vosso senhor.

Anônimo disse...

Alex
Parabens pr, JOSE WELLINGTON pelo bom trabalho que tem prestado na obra do mestre,Deus precisa de homens comprometidos com sua palavras. Fiquei muito alegre em saber o resultado. Deus o abençõe.

Anônimo disse...

Verdadeiramente poderia ser diferente,pois a igreja deve avançar em suas ações e conquistas assim como tem acontecido com o reino deste mundo. A história do povo de Deus sempre mostrou biblicamnte um avanço, e pelo que parece-me atualmente é apenas uma grande disputa de poder político,econômico e social, visilmente dentro dos ministérios evangélicos. Sou favorável de que os ministros evangélicos utilize mais os recursos obtidos dos crentes a favor da genuina pregação da palavra de Deus e aplicar menos aos espostos em grandes templos luxuosos e que aplique mais às funçõe de pastoreiro e às almas pedidas, presas pelas "garras"de satanás. Quero ainda enfatizar que o uso da televisão, internet e outros meios de comunicações na pregação do evangelho genuino "CRISTO", não existe nenhum pecado; o que se deve ser ensinado nas igrejas é como utilizá-los. O que os "administradores" dos recursos conseguidos juntos aos irmãos, deve é utilizar bem e à serviço do bom andamento da obra de Deus, ao inves de manipulá-los a seu favor, isto sim é pecado.

Charles disse...

Eu realmente fico intrigado com o que aconteçe em nossa AD. Hoje vivemos em um estado de "Coronelismo" e "Nepotismo". Pessoas se agarrando de unhas e dentes ao que se tornou o seu modo de sobrevivência e sobrevicência de toda a sua casta. Não há espaço para qualquer renovação.
Inclusive, há muito não novidades em nosso ministério, as novidades do agir de Deus estão nos novos ministérios, que, inclusive, por nossos líderes, não são considerados "Obra de Deus", mas "Igrejas Mundanas". E é interessante notar que enquantos eles crescem e cada vez mais pessoas conhecem a Cristo por intermédio deles, nós estagnamos e passamos a diminuir, o que é o futuro breve e certeiro. Hoje nossos líderes levantam uma bandeira de "somos uma igreja tradicional", o que a 20 lembro lembro de ser um rótulo de menosprezo à igrejas como a Batista e a Presbiteriana. Acho que no fim vai ficar mesmo apenas um insignificante grupo dos tais tradicionais.
Coitados.

Isaias Farias Pinho, Brasilia, DF disse...

Pode até dizer que é coisa de quem está penso para o lado do pastor Samuel Camara, mas é muito estranho que já a algum tempo o grupo do pastor Wellito venha se valendo de algumas manobras para ficar a frente do poder na conveção. O primeiro a plantar igrejas do ministério do Belém por todo o Brasil foi o pastor Welliton e agora a CIADSETA não pode se expandir no estado do Pará porque não está ligada ao Pastor Gilberto que me perdoe é um homem que abadonou a chamada faz tempo a igreja Assembléia de Deus está sofrendo com pendencias políticas já está mais que comprovado quanto mais uma pessoa fica a frente de uma instiuição a possibilidade de retrocesso é muito maior. Vamos mudar a cara dessa convenção. Agora não tem mais reeleição pra 2013, será que o Pastor José Welliton tem mais uma manobra pra se eternizar no cargo, já perdemos o ministério de Madureira que pelomenos é presidido eternamente pelo Bispo Manoel Ferreira, mas ele não usa manobras pra ficar no poder não ele se colocou como hemérito e pronto não precisa armar pra ficar pra sempre não. Vamos ficar nesse retrocesso com o pastor Weliton até quando. Me perdoe a franqueza mas estamos quanse chegando ao mesmo ponto da igreja católica com o papado e a igreja está cada vez mais mergulhada na politica fazendo com que o povo se afaste de Deus. Sou Assembléiano desde que me entendo por gente e tenho ficado angustiado com o rumo que minha igreja está tomando mais aviso quem quiser abonar o barco que abandone Deus me chamou aqui e é aqui que eu vou ficar só espero que melhore, meu objetivo é chegar ao céu e o dos pastores da convenção é receber glória aqui fiquem com a glória daqui da terra que eu prefiro a por vir.

João Cruzué disse...

Reposta do blog olhar Cristão:

Irmãos, o estresse da eleição já passou. Não vamos deixar que um espírito de cizânia venha a nos desassocegar mais do já aconteceu.

Duas coisas:eleições mexe com emoções. Até rimou. É um ponto vulnerável da Igreja, onde as pessoas podem ficar expostas à carnalidade e ao secularismo, se não vigiarem.

Quanto à preocupação dos mandatos do Pr. José Wellington, quando o quarto ano deste mandato (2009-2013) for concluido, as regras do Estatuto são claras: não haverá mais reeleição para ele.

Para quem acha que não houve mudança, uma informação: o primeiro vice-presidente chama-se Pr. Silas Malafaia. Sua evidência nos últimos dois anos foi a pressão necessária para equilibar a composição da CGADB, que desculpa o interesse dos irmãos, é um órgão político-organizacional da Igreja e não me atrai o interesse.

Estou mais interessado em assuntos ligados a missões, evangelização, discipulado, ações sociais, moradores de rua, filhos de crentes viciados em drogas, e a volta de Jesus.

Não sei porquê, mas não consigo ver objetividade na CGADB. Para mim, ela ainda não mostrou a que veio, a não ser efervecer o lado político dos ministros.

Ou será que não?


.

Anônimo disse...

Irmãos, a vitória foi democrática, isso é incontestável. Agora, entristeço-me em ver Ir.Vanda maltratando as irmanzinhas e estas se afastando das igrejas, perdendo a benção, porque quem não vai que perde.Ainda ,pastores criticando o seu líder Bezerra, acusações, isso posso asseverar que não vem de DEUS.Isso é do maligno e os senhores não percebem o laço.Cumpram o seu dever para com o seu ministério, orem, preguem, salvem almas, sejam imitadores e seguidores de CRISTO, amem ao próximo, tirem a visão desta terra , olhem e busquem a VIDA ETERNA porque nesta terra somos "nada de nada" conforme Paulo nos ensinou. O poder corrompe, destroi, mata. Irmãos PODER só do Espírito de Deus, o resto é RESTO.

Anônimo disse...

Na realidade essa forma de governo adotado pela assembleia de Deus já começou errada no berço Pois a Bíblia nos ensina que a igreja tem um sistema de governo congregacional e não um governo centralizado como o atual.Precisamos voltar aos padrões bíblicos urgentemente para não sermos reprovados por Deus como foi a igreja de éfeso.

João Cruzué disse...

.

Réplica ao anônimo, acima.

Discordo.A forma de governo do Templo em Jerusalém já por si responde. Era um governo religioso centralizado. No Brasil, funcionou. O momento atual é mais propício à críticas por causa da eleição.

Se a forma de governo da Assembléia de Deus estivesse errada, ela não teria a maior comunidade evangélica no Brasil.

Não devemos nos esquecer que Igreja perfeita só tem uma - e o governo dela, paradoxalmente à sua idiossincrazia também é centralizado.

Mas o problema não está na centralização, mas na carnalidade das emoções humanas, o que acontece em todas Igrejas terrenas.

Não é a forma de governo que é anti-bíblica. São os processos de escolhas mal conduzidos. Biblicamente ele está errado, pois quem decide é o voto e não Deus. Antes era o Espírito Santo que apartava as pessoas, hoje não.


.

Wilson disse...

O que passou, passou.....
Nem todos que sai vitoriosos entre os homens verdadeiramente ganham com o nosso Deus, os olhos de Deus estavam contemplando tudo oque passou pela 39º Convenção Geral das AD, e o que Ele viu por traz dos bastidores, só vcs que se dizem homens de Deus sabem o que cada um fez, verdadeiramente a palavra de Deus diz: "examine - se cada um a si mesmo" ICo 11:28a. No retorno cada um para suas igrejas na hora de pregar como será o seu proceder, vc que agil levianamente para setisfazer uma pessoa. Como vc acha que esta perante Deus. O Nosso Deus e amor mas também é Justiça, podem enganar o homem mas a Deus ninquem engana.

Pastor Samuel, nunca se esqueça que o nosso Presidente da Republica passou por situação semelhante a sua mas no momento de Deus, o colocou e creio que o capacitou para tal coisa. creio que com o senhor não será diferente verdadeiramente vc e novo e o nosso Deus não se esqueceu de vc, no momento Dele lhe colocará no seu devido lugar presidindo a CGADB. Que Deus continui lhe usando para uma AD no Brasil melhor.
Wilsom Gomes.
Igreja Mãe - Belém - Pará

Anônimo disse...

Em vez de palácio do planalto agora é:Palácio assembleiano.Será o Pastor José wéligton,Ou o seu filho quem vai presidir? Que pastor é este que milhares de ovelhas não tem oportunidade de se aproximar dele?Com muito repeito eu pergunto:Já viu no dicionário o significado da palavra Pastôr?AH!mais uma pergunta.Onde está escrito na bíblia que para ser obreiro tem que ter teologia e ser dizimista?Paciência,isto virou um covil.Onde está escrito que para trabalhar na casa do Senhor, tem que ganhar 3 à 4 salários?Quando a Bíblia diz que os dízimos e ofertas são para manutenção da casa do Senhor, de graça recebei de graça dai,ide e pregai o evangelho a toda criatura...Nas sub e mine congregações, cada um ou uma irmâzinha(o) toma conta de uma tarefa.Enquanto os que se dizem pastores chegam atrasados aos cultos e curtem férias e fims de semanas, ganhando seu bom salário.è justo?Deus é justiça.

Anônimo disse...

Gostei do resultado, ñ podia ser o contrario, o P.Jose W. é o mais preparado e a Ad no Brasil precisa mto de um homem com suas qualidades.

João Cruzué disse...

.

Do Owner do Blog:

Aos Irmãos Paulo Cezar e Mozart.

Com muito respeito pelas opiniões dos irmãos, e mais respeito ainda por todas as pessoas leitoras do Blog Olhar Cristão, analisei dois posts e decidi excluí-los. Um pecava por ofensa a cultura do comentarista e o outro um revide.

Como Blogs Cristãos são públicos, de vez em quando preciso lembrar aos comentaristas que não devemos escrever coisas que não EDIFICAM!

Irmão João Cruzué

.

DAYARA KÊYLLA disse...

Quero apenas lembrar a todos que colocaram suas opniões, que, DEUS pedirá conta de tudo que fizemos,escrevermos e falamos. Lembre-se disso antes de publicar os absurdo que vêem a mente.
Que DEUS tenha misericórdia de todos nós.
Oseas Fernandes
Petrolina-PE

E.B.D.(Escola Bíblica Dominical) disse...

falo ao di preira que comentou a questão de os filhos e os netos do pr,wellington estarem liderando igrejas em sãp paulo,irmão verifique a tv boas nova e veja quem são os funcionãos desta tv que apresentam programas,filhos esposa parentes e muito mais do pr. samuel camara e digase de passagem programas em que o filho se da o luxo de fazer turimo jogando bilhar,chamando palavrões e uma serie de absurdos jamais vistos na assembléia de deus e voce vem comparar um trabalho espiritual do pr. wellingtom.venha a belem e veja se vc ainda reconhece a assembleia de deus na liderança deste,a igreja é santa e pura mas a liderança é um caos

MOZART disse...

IRMÃO JOÃO CRUZOÉ!

Peço perdão pela imagem que passei, mas não era a minha intenção, apenas fiquei um tanto indignado diante das palavras do nosso irmão e a notável falta de bom senso, e senso crítico. Minha intenção não era causar constrangimento.

Joao Cruzue disse...

.

Pr. Mozart,

Obrigado pelo retorno. Assunto resolvido. Deus lhe abençoe.

Irmão João.


.

PASTOR DAVIDSON disse...

NOTICIA IMPORTANTE
SOBRE A CGADB:


O Pr. Davidson Gomes Vieira ingressou com representação na CGADB postulando a instauração de processo administrativo em face do Pr.SAMUEL CÂMARA em razão da flagrante conduta aética consubstanciada por seu ofensivo pronunciamento, levado ao ar em programa televisivo no dia 13 de junho de 2009. Espera que o Conselho de Ética e Disciplina cumpra efetivamente o seu papel.

ESCLARECIMENTOS


A representação não adentra ao mérito do pronunciamento do Pr. Samuel Câmara, ou seja, ela não discute se são ou não verossímeis as denúncias por ele perpetradas, até porque, seu humilde subscritor (Pr. Davidson), na qualidade de simples convencional, jamais se arvorou postar-se como advogado da CGADB e de seus inscritos.


A representação (direito de petição de todo convencional) foi formulada sob os pressupostos do próprio Estatuto e Regimento Interno da CGADB, não se trata de peça difamatório ou de qualquer conteúdo ofensivo à notável ilibada honra do Pr. Samuel Câmara, valendo frisar, que o Representante (Pr. Davidson Gomes Vieira) na qualidade de advogado não poderia esquecer que segundo as próprias regras estatutárias e regimentais poderá, também, sofrer da sanção administrativa, caso não comprove a verossimilhança de suas alegações feitas em desfavor do Pr. Samuel Câmara.


A mencionada representação busca ver declarada a gritante falta de ética do Pr. Samuel Câmara, em trazer ao seu programa televisivo (assistido por milhares de pessoas), denúncias contra a CGADB de fatos que tratados sob o crivo de uma ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA composta da presença de mais de 14.000 pastores, foram ali sanados com a aprovação das contas.


Ora, não se discute a boa ou má gestão da mesa diretora, o que se discute é o fato de um membro, quiçá, perturbado ou não com sua derrota no recente pleito à presidência, tenha a ousadia de vir a público conspurcar a honra da instituição que almeja presidir e dos colegas a quem deve o amor cristão, fomentando a discórdia entre irmãos, quando pelo próprio mister de seu ministério tinha a obrigação de lutar pela união de seus pares e sobretudo não olvidar do direito à dignidade humana, impondo freio à sua solta língua.


Aliás, por ocasião da Assembléia Geral, o Pr. Samuel Câmara teve e usou largamente o direito à palavra e, se ali não fez prevalecer suas convicções, certamente não lhe era lícito usar de seu programa televisivo para de maneira totalmente cômoda incriminar de modo indevido e inoportuno, em local inapropriado fazer denúncias contra quem ali não se encontrava para se defender, agindo assim, com evidente ânimo de difamação.


Imaginem, nos ministros, que tendo nos tornados desafetos de alguém que nos confidenciou suas mazelas em razão de nosso ofício sacerdotal e, que por conta do rompimento da relação de amizade venhamos tornar público aquilo que era confidencial sob o discurso da “transparência” . Não seria no caso a dilatação um mal maior do que o próprio pecado da ovelha? Como afirmou o reverendíssimo Pr. Marco Feliciano em seu recente glorioso pronunciamento sobre a eficácia da fofoca, da calúnia e da difamação: “A quem aproveita o escândalo senão ao Diabo?” Por que utilizarmos caminhos escusos quando temos caminhos legítimos para expor nossos ideais e promover nossas defesas?


Pr. Davidson Gomes Vieira
MEMBRO DA CGADB

Elizeu Rodrigues disse...

"Assim fez SAlOMÃO o que parecia mal aos olhos do Senhor... (1Rs 11.6)"

Quem erra, peca, mata, rouba, adultera e é membro da convenção, porém amigo do presidente e seus afiliados políticos, não recebe punição. Quem é seu desafeto sempre será punido, exemplo do processo adm acima.

Por isso Jesus morreu, aboliu todo tipo de lei, inclusive a eclesiástica que é cheia de exceções e acepções, e nos deixou sua PERFEITA LEI DA LIBERDADE.

Você que é servo de Cristo realmente, deve exceder em JUSTIÇA, senão, como os CGADBs da vida, "jamais entrarão no Reino dos Céus (Mt 5.20)".

Isaias Farias Pinho, Brasilia, DF disse...

Amados irmãos A Paz do Senhor Jesus
querido irmãos estamos muito tristes em virtude dos ultimos acontecimentos que tem acontecido em nossa Convenção Geral, na verdade por causa das atitudes dos convencionais não da CGADB. Não é concebivel que a essa autura depois de já termos visto a apuração e sabermos que infelizmente o Pastor José Wrlliton vai ficar mais quatro anos a frente da CGADB e os que perderam e em retaliação agora fica a briga com a convenção do estado do Paraá entre COMIADEPA e CIADSETA, gente vamos para com essa discussão a igreja não é convenção a igreja são os congregados será que perto do centenário igreja vomos ver mais um racha convenção como aconteceu com a Madureira, gente vão dilapidar o maior patrimonio que é a Assembléia de Deus da instituição seus membros e congregados que são a verdadeira igreja de Cristo e os capazes de efetivamente ligarem no céu algo sob a égide da confunsão do orgulho, gente por orgulho satanás foi jogado céu a baixo e agora vão cometer o mesmo pecado de satanás se assim agem são agentes do mesmo evergonha a honra da igreja com problemas sendo que o problema são as almas que estão indo para o inferno e vejo que não só as que estão no mundo mais as que estão dentro da igreja e praticam as mesmas coisas do mundo vai ter tanto pastor no inferno por causa do orgulho olha dou um recado para ambos os lados o leite já está derramado mais não vão jogar as almas de vcs no inferno todos sabem que que juridicamente as igrejas são independentes então vamos viver fraternalmente em Cristo e vamos parar de bobagem e de vinganças tolas a igreja de Belem é a unica que vai fazer 100 anos e pronto não precisa de outra igreja lá em Belém precisa é ambos os covencionais fazerem as pazes e viverem unidos. Oh quao bom e quao suave é que os irmãos vivam unidos

Isaias Farias Pinho, Brasilia, DF disse...

Irmãos sou assembleiano de coração roxo e quero ver a minha igreja crescendo não quero mais um racha é por isso que ando tão preocupado, por isso as vezes teço comentários meio pesados mais eu amo a minha igreja e não quero ve-la destruida em função de pessoas que querem lançar o nome da instituição que congrego, a santa e amada igreja do Senhor na lama envolvidad em contedas e porfias vamos parar de brica as personalidades juridicas são idependentes vcs sabem disso para o direito então vamos nos unir e pregar o evangelho vamos apoiar a Rede Boas Novas, vamos apoiar a CPAD, vamos trabalhar todos juntos na verdade vamos todos para o Céu.eEssa briga bme leva a indagar essa teologia da prosperidade que tem invadido os nosssos templos assembleianos e os cristãos não querem mais morar no céu querem glória fama es~tão trocando salvação e corroa por lixo estão crucificando Jesus mais uma vez estão vendendo Jesus só estão cobrando um pouco mais caro que Judas é que Judas vendeu no mercado negro hoje estão vendendo Jesus parcelado em cartão de crédito, boleto bancário, ted, doc e etc vamos debater a manutenção de nossas doutrinas, vamos discutir até onde vamos manter os costumes e que costumes manteremos, vamos ao que interessa como será gasto as arrecadação e donativos frutos da ofertas e divizimos, vamos criar metas de gasto como existe na administração publica vamos priorirar um teto de investimento em missões, na manutenção de missionários em programas e recuperação, assistencia a dependentes quimicos e aos que estão sem abrigo a igreja está longe de fazer o trabalho iniciado pelos pioneiros sob o olhar atento do espirito santo viraram prefeitos e pensam só em obras e templos monumentais o que também é importante mais não é o essencial e poior ainda pastores que tem cobrado uma baba para pregarem em igrejas e outros que trocam campo pensando em dizimos uns pastores puxando a perna dos outros em convenção, igrejas devendo no comércio irmão o caso é sério estamos na época da reforma protestante assembléiana quem Deus usará para ser o calvino dessa geração. Iniciemos nos mesmos dando exemplo vamos lideranças deixar de tentar promover inquisição contra perdedores e vamos luteros aos avesos deixar de promover a reforma por interesses pessoais e vamos viver uma igreja debaixo da santa vontade de Deus e o que vamos comemorar no centenário se o pastor Samuel for excluido mais um racha na nossa igreja já perdemos a Madureira agora vamos perder mais membros por causa de brigas futeis que não levam a nada. Vamos passar uma borracha nesse assunto conselho de ética meu amado pastor valdemar vc que foi o ultimo presidentye do conselho de ética ajude a parar essa confusão vc é um homem de Deus e tem mantido a sua igreja com postura firme sou seu membro e amo a sua forma de comandar a igreja, estou morando hoje em Brasilia mais lhe admiro e sei que o senhor como membro hoje vai ajudar a termos uma decisão controlada e vamos seguir em frente na busca de uma Assembléia de Deus centenária unida e debaixo da unção do Espírito Santo. A PAZ DO SENHOR JESUS A TODOS

Elizeu Rodrigues disse...

Isaías, Jesus adverte:

"Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama filho ou filha mais do que a mim, não é digno de mim"

Ame seus irmãos, não sua denominação. Veja aqui, ou leia Jeremias:
"Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor (AD), templo do Senhor (AD), templo do Senhor (AD) é este" Jr 7.4.

"Farei, também, a esta casa (AD), que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais" Jr 7.14

O judeu amou sua religião, vivia por seus dogmas e negaram crêr no filho de Deus. Volvamos ao início, ao primeiro amor a Deus, não as igrejas.

Anônimo disse...

Gente, que negócio é este... aqui no meu estado (ES) está para ocorrer as eleições convencionais. O que se vê é pastor falando mal de pastor. Uma loucura. Quando é época de Convenção Geral é como estamos vendo nos comentários aqui postados. Que vergonha para um povo que se diz povo de Deus. Tudo brigando por poder. Jesus Cristo quando veio à terra, não usurpou o ser igual a Deus, pelo contrário, se humilhou, entregando-se à morte, e morte de cruz. Deu mais exemplos de humildade, como lavar os pés dos díscípulos. E a gente vendo essa cambada de pseudo-pastores se alfinetando, membros brigando por cargos nas igrejas, cada um querendo ser mais importante do que o outro. Lamentável tudo isso.
Quando Jesus voltar vai ser um Deus nos acuda!

Anônimo disse...

nestes ultimos anos tenho vergonha de ser assebleiano vejo apenas um monte de pastores preucupados em ser maior que os outros intimidando e até mesmo ameaçando uns aos outros que vergonha enquanto isso outras denominações estão cresendo e salvando almas paramos realmente no tempo para que serve a CGADB??? fala serio pastores!!!! Jesus esta Voltando e vcs vão dar conta disso tudo e vou achar é BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PASTOR DAVIDSON disse...

Primeiro, importa registrar algumas das agressões que o nobre irmão desferiu contra o vernáculo pátrio. Vejamos: ASSEBLEIANO ( de assembléia) – PREUCUPADOS (de preocupação) – CRESENDO ( de crescer) – FALA SÉRIO PASTORES!!! (não seria falem sério?)

Segundo, a despeito do direito constitucional da livre manifestação do pensamento, percebe-se, em vossa desconexa manifestação: “...vcs vão dar conta disso tudo e vou achar é BOM!!!!!!!!!!!”, evidentes resquícios de sentimento deletério a demonstrar pela expressiva exclamação (!!!!!!!!!!!), ardente desejo de ver o Senhor Deus punir todos aqueles que pensam diferente do querido irmão.


Terceiro, a indagação “para que serve a CGADB???” revela, no mínimo, vossa completa ignorância sobre os fins de referida entidade, condição que por si só desautoriza vossa manifestação de desprezo, o que não significa dizer que à parte de vosso desconhecimento, não tenha a CGADB de alguma forma negligenciado o seu papel ou em algum momento se desviado de sua finalidade institucional.

Assim, faço as seguintes recomendações ao ilustre irmão:

a)- estude um pouco mais a língua pátria.

b)- aprenda a perdoar aqueles que pensam diferente ou discordem de vossos ideais.

c) – não se permita discutir sobre assunto do qual não detenha domínio, para que não venha quedar envergonhado em razão da própria ignorância.

Isaias Farias Pinho, Gama, DF disse...

Prezados irmãos a Paz do Senhor Jesus esteja com os amados. Acho que o momento de estarmos comemorando ou lamentando o ressultado da eleição já passou e agora é momento de união, não é bom e suave (maravilhoso) viver em união, e a igreja não é um só corpo um só Espirito e ai chamo atenção a indagação e o propósito não é so um? bem acho que os amados irmãos que congregam na assembléia de deus ainda queiram ir para o ceu, bem esse é meu objetivo, mais posso receber comentários dizendo que esse não é o verdadeiro motivo, vou ficar triste mais vou respeitar. Bem para aqueles que o propósito é ir morar no céu e que vem no objetivo da igreja a responsabilidade de ir pregar o evangelho, até porque quando aceitei Jesus me ensinaram assim, acho que é o momento de unirmos forças contra satanás e não uns contra os outros porcausa de egoísmo administrativo perdemos a convenção de madureira, assim como outros ministérios tem se desmembrado do nosso por problemas não espirituais e sim regimentais ou administrativos. Concordo que só fica na igreja quem se adqua a suas normas, mais os membros que poder de decisão tem sobre as regras e ai não falo de regras de cunho espiritual, falo de regras administrativas a CGADB funcionaria como sendo o nosso congresso a reunião de camara e senado os pastores seriam a representação da igreja mais não fazem assim os pastores representam na maioria das vezes os seus interesses e não a ideologia, vejamos: nas reuniões de convenções se ver e, primeiro plano o campo onde o obreiro vai trabalhar, o cargo que vai receber nos conselhos e comissões e se der para adquar isso a vontade dos irmão bem se não só lamento para os irmãos. Mais não vou me ater mais aida nesse ponto o que desejaria do fundo do meu coração é que a diretoria da convenção viesse a trabalhar em união com a chapa perdedora e assim fizesse a chapa perdedora que houvesse a formação de um bloco unido em prol do crescimento da obra, do Reino de Deus por intermédio desse miistério, a Assembléia de Deus. Pergunto todas as propostas de Samuel Camara são ruins, não prestam e todas as de José Welliton são divinas sem que haja necessidade de sofrer modoficações, se forem estamos diante do papado assembleiano a manifestação da vontade soberana de Deus atrelada a palavra de um homem, mais deixo uma dica, vamos unir os ideais, vamos trabalhar de forma que a igreja avançe e não estagne vamos ver se os convencionais sobem no mesmo pulpito para adorar o Senhor nos 100 anos, não vamos fazer festa separada uma no norte e outra em qualquer lugar que for, vamos fazer uma festa só em Belém do Pará o berço do pentecoste brasileiro, o berço da Assembléia de Deus e quem quiser comemorar em sua igreja pelo fato de não puder ir lá em Belém parabens, faça isso amado pastor, oque não dá é termos uma "igreja" representada por uma convenção que briga até para se ver onde vai ser comemorado seus 100 anos imagine as demais questões isso é uma guerra de ego e não vai levar a lugar nenhum. Termino minha postagem com uma reflexão na lei penal tem um principio que versa que niguem pode alegar inocencia por desconhecimento das regras de ilicitude e isso é levado a risca até para os idoutos, uma vez que, pelo senso comum sabemos as regras fundamentais de vivencia em sociedade agora imagine os pastores o que vão alegar diante de Deus se são ministros do Reino de Deus aqui na terra poderão alegar que divisão não vem de Deus e quem foi o primeiro a dividir? orgulho, soberba; vuo fazer meu trono acima do trono de Deus, quem disse isso? O Reino é de Deus, o Trono é de Deus, a Glória é de Deus, o dominio é de Deus e nós somos nada meu irmão, somos eternos devedores de Deus e o maximo que fizermos pra ele ainda é pouco, ainda é nada e vamos prestar conta com ele de nossos atos sejam eles bons ou ruins e não poderemos alegar desconhecimento de sua palavra.

Anônimo disse...

queridos infelismenre essa disputa sempre na ad eu fico triste pois amo nossa igreja mas fazer oque emquanto o pau quebra milhoes estao indo pro inferno no mundo e no interior de nosso pais na realidade o ze wellitom ja tinha que rapado fora