terça-feira, junho 09, 2009

A Reforma da Reforma


"Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor a tua obra no meio dos anos,
no meio dos anos a notifica;na ira lembra-te da misericórdia."
Habacuque 3; 2


João Cruzué

O filme "Lutero", com o ator britânico Joseph Alberic Fiennes no papel principal, é meu "DVD" de cabeceira. Volta e meia eu o assisto e sempre me emociono. As cenas iniciais são mal trabalhadas, mas o desfecho é uma obra prima. Hoje, entretanto, o ângulo de abordagem vem acompanhado de assunto novo. A Reforma de 500 anos atrás está esgotando sua massa crítica.

Quando Johann von Staupitz, o mestre de Lutero, o enviou à Roma para aprender, o discípulo voltou dias depois cora de vergonha e ira santa. Venda de indulgências. Exploração da fé dos crédulos pelos ministros da ICR e a frase terrível: Quando a sua moeda tilintar na caixa do tesouro, a alma do seu ente querido deixará imediatamente o purgatório e será levada ao Céu. Para não falar em fornicação, prostituição, consagrações de chapéus de bispos e arcebispos através de negociatas.

"Roma é um esgoto aberto" Esta frase está no filme. Ela resume a impressão que Luthero teve de Roma. Não estava em seus planos fundar uma nova Igreja. Mas Deus sim, tinha planos para reformar ou que a Igreja como instituição terrena nascesse de novo.

Fico da mesma forma muito impressionado com a "lisura". O"trato" com o dinheiro. A obsessão pelo mando. O gosto pela política profana. A deterioração do compromisso de santidade. Isso e mais outro tanto, que as lideranças Igreja evangélica brasileira vem oferecendo aos olhos admirados dos ímpios e dos crentes.

Um "espetáculo" do crescimento.

Crescimento da omissão. Faltam planos e ações de evangelização nas praças. No campo. Nas periferias. Nas favelas. Sobra muita conversa. Muita "palavra". Falta amor. Compromisso com Deus. Coro de vergonha ao relatar que os agentes do "tráfico" estão ocupando o vácuo de autoridade que o Estado e a Igreja Evangélica deixaram nas favelas e morros das grandes cidades. Um "espetáculo" de crescimento!

O que fizeram do Evangelho? Se uma pesquisa fosse feita, hoje, no meio das ruas e fosse perguntado aos não crentes apenas isso: Quando um crente venha falando para você de Jesus, você acha que ele de fato está interessado em sua alma ou em seu bolso?

A resposta fica por sua conta.

Este é o "espetáculo" do crescimento que o neopentecostalismo trouxe. E a culpa não é somente dele. Uma multidão de pregadores da outra seara também faz muito "sucesso" mexendo com as emoções do povo em um processo circular e vicioso. Um "evangelho" feito sob medida para se dar bem.

Uma nova modalidade de negócio parece que já chegou à praça. Franquias de "igrejas". Depois disso eu não preciso escrever mais nada. A não ser mais uma coisa: Este fenômeno é global. Não fui em quem descobriu a roda. O diagnóstico é antigo.

Será possível que a Igreja evangélica está à beira da mesma loucura dos tempos que antecederam à Reforma? A conta desta loucura vai ser barata? Não, com certeza não vai. Este 3º milênio ainda nos espera com muitas surpresas desagradáveis.

Então como Habacuque fez, só me resta orar. Orar com os olhos e com a alma.

Se nos humilharmos. Abrirmos os olhos. Nos daremos conta de que os dias são maus. Muito maus. Orando como o profeta, quem sabe Deus nos ouça e se apiede de nós, com mais uma Reforma.

A Reforma da Reforma!




Um comentário:

LELIO E LEONARDO disse...

Oi Joao, eu ontem estava pensando justamente nesse ponto: que esta faltando algo nas igrejas evangelicas, falta amor e falta compromisso com a obra de Jesus. Quando me converti ha uns poucos anos atras, me deparei com uma igreja fria, eu me perguntava: cade os mendigos acolhidos que eu nao via? cade as pregacoes em praca publica? cade o amor do pastor aos novos convertidos?o que via era apenas muito louvor e palavra. Ontem eu visitando o blog do pastor da minha ex igreja, qual nao foi minha surpresa: ele foi a um hospital publico visitar um amigo dele, e nao gostou do que viu: muita gente nos corredores esperando atendimento, com olhares tristes, ele apenas disse que deu gracas a Deus que a pessoa a quem ele iria visitar nao esta acessivel e assim foi embora, dando gracas a Deus deixar aquele lugar de pesoas tao carentes de tudo. Entao eu pergunto? cade Jesus, cade o amor a obra de Jesus? o que eu esperava no minimo dele, era pregar o amor de Jesus aquelas pessoas. Infelizmente, muitas igrejas estao doentes e frias, precisamos de avivamento.