sexta-feira, maio 07, 2010

Crônica de uma pia entupida


Photobucket

João Cruzué

Eu não sou judeu, mas o sábado é meu dia de descanso. Posso levantar-me mais tarde, a não ser no sábado que a "Nala" resolve dar uma de "cuco", miando na maior altura. Meu sábado tinha tudo para ser perfeito; até a gata se esquecera de acordar, e aí, (veja bem!) lembrei-me de que havia uma pia de cozinha para consertar.

Pias de cozinha são aquelas coisas que permanecem discretas por anos e anos, até que de repente - entopem!

Eu descobri que existem diversos tipos de defeitos possíveis em pias. Tem o da borrachinha, o do sumiço do ralo, o vazamento em cima do sifão, o entupimento embaixo dele ... e o pior de todos eles - quando cano de esgoto, bem debaixo do piso da cozinha, entope.

Fui então deixando a cama tão quentinha para fazer o planejamento. Uma lista de compras, para o conserto e outras "cositas más" que uma casa sempre precisa.

Calcei o tênis e saí para para unir o útil ao desagradável - caminhar uns dois quilômetros (o útil) para comprar um sifão novo e as outras cosistas.

Cheguei e troquei o sifão, mas o problema não era de sifão. Era mesmo o pior: um entupimento não-sei-onde no cano de esgoto. A prova dos nove foi a cuba de inox cheia d'água que não descia nem um milímetro.

Entupidaça!

Pensei em colocar soda no cano, mas desisti, porque alguém já havia tentado isso antes e fora derrotado. Elementar meu caro "watson": um frasco vazio de soda estava por perto.

Aí a situação piorou, e precisei mudar a estratégia.

Fui pedir ajuda a um senhor de uma loja de produtos de limpeza.

Um tipo sabichão: "Meu filho", disse ele (tenho 55 anos) "Leve este produto aqui; não sei bem o nome do conteúdo ativo, mas desentope legal. São dois e cinquenta...Ah! O senhor também precisa despejar um litro de água quente para "ajudar" no desentupimento.

Fui para casa e despejei o tal produto bem olho do problema. Um cateterismo em cano da pia. Aí começou sair uma fumacinha mal-cheirosa. Lembrei-me de por a tal água quente para "ajudar". Esperei mais um pouco.

Para ter certeza do xeque-mate, fiz o teste "São Tomé": abri a torneira até encher a cuba. E Nada!

Voltei à loja de materiais de limpeza para comprar outro frasco do desentupidor. E não deixei de reclamar: "O senhor tem certeza de que não estou comprando água verde em vez de desentupidor de pia?

Depois de uns 15 minutos de explicações (...) que o produto no passado era muito mais forte, mas que por motivo de registro no M.S. tivera sua fórmula abrandada., etc... Voltei para casa com a sensação de que caíra duas vezes no conto do desentupidor de pia.

O sábado já era! Quatro horas da tarde!

E lá estava eu derramando o segundo frasco de líquido verde no cano entupido. Desta vez não economizei despejei tudo de uma vez, e mais água quente... para ajudar. De novo veio a fumaça, e que fumaça! Passou mais meia hora, e "lá vamos nós" para o segundo teste "São Tomé."
De repente, lembrei-me de um detalhe importante: de orar!

--Ó Jesus, nunca li que o Senhor tivesse desentupido uma pia, nem me atreveo a pedir uma coisa destas, mas eu sei que Senhor tem bom humor, me ajuda com esta pia.

Enchi a cuba de novo. Fiz pressão com a mão no fundo da pia, e cinco segundos depois ouvi aquele barulho escandaloso de sucção: usssshhhhhhhh!

Lembrei que o Senhor já falara dos lírios, dos passarinhos, e também da sua promessa e estar conosco todos os dias. Se Ele nos mostra seu amor em coisas tão pequenas, como ralos e canos de pias, que dirá, pois, do cuidado que tem por você e por mim?

SP - 30/06/2008

cruzue@gmail.com


.

Nenhum comentário: