quarta-feira, novembro 17, 2010

Dia da Consciência Negra - Biografia do Pastor Martin Luther King


Prêmio Nobel da Paz de 1964.
.

"
Eu tenho um sonho: que um dia esta nação se porá de pé e viverá o verdadeiro significado de sua crença: Nós conservamos esta verdade para ser auto-declarada, que todos os homens foram criados iguais. Eu tenho um sonho, e nele, meus quatro filhos pequenos viverão em uma nação onde não mais serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seus caráteres."

Martin Luther King, Jr.
15/01/1929 - 04/04/1968.



Tradução de João Cruzué

Nascido Michael Luther King, Jr., mais tarde seu nome foi mudado para Martin. Seu avô iniciou o longo mandato dos King como pastores da Igreja Batista Ebenezer em Atlanta, servindo de 1914 a 1931; seu pai deu sequência até 1960. E de 1960 até 1968, quando morreu, Martin atuou como co-pastor da igreja.

Martin frequentou as escolas públicas no Estado da Georgia nos tempos da segregação racial, completando o segundo grau aos 15 anos. Em 1948, concluiu a faculdade no Morehouse College, uma destacada instituição negra de Atlanta, na qual, tanto seu pai quanto o avô também se graduaram.

Em 1951, ele concluiu o bacharelado, depois de três anos de estudos teológicos no Seminario Teológico Crozer, na Pennsylvânia, onde foi eleito presidente de uma classe de veteranos predominantemente branca. Com a amizade conquistada em Crozer, ele se inscreveu em estudos avançados na Universidade de Boston, completando sua residência para o doutorado em 1953 e se graduando em 1955. Ali em Boston, ele conheceu se casou com Coretta Scott, uma jovem de talentos intelectuais e artísticos incomuns. Dois filhos e duas filhas completaram a família.

Em 1954, Martin Luther Kink foi aceito como pastor da Igreja Batista da Avenida Dexter em Montgomery - Alabama, onde sempre foi um ferrenho defensor dos direitos civis para os membros de sua raça. King era, naquele tempo, um membro do comite executivo da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor, a organização líder de seu gênero na América.

Ele estava preparado, pois, bem cedo, em dezembro de 1955, para aceitar a liderança da primeira grande demonstração negra de não violência contemporânea nos Estados Unidos - o boicote a companhia de ônibus de Montgomery.

O boicote durou 382 dias. Em 21 de dezembro de 1956, a Suprema Corte amaricana decretou a incostitucionalidade do decreto que exigia segregação racial em ônibus, [e a partir dali ] negros e brancos passaram a usar o mesmo ônibus com os mesmos direitos.

Durante os dias do boicote King foi preso, sua casa explodida, ele sofreu abuso pessoal, mas, ao mesmo tempo, emergia com um lider negro de primeira magnitude.

Em 1957, ele foi eleito presidente da Conferência de Lideranças Cristãs do Sul, uma organização formada para prover novas lideranças para o agora emergente, Movimento dos Direitos Civis.Os ideais da nova organização foram tomados do cristianismo, mas com as táticas operacionais de Gandhi.

No período de 11 anos ( 1957 - 1968 ), King viajou mais de 10 milhões de quilômetros, e discursou mais de 2.500 vezes; e aparecendo sempre onde havia injustiça, protesto, ações. Neste interim, escreveu cinco livros e numerosos artigos. Naqueles anos, ele liderou um protesto maçiço em Birmingham, Alabama, que chamou a atenção do mundo inteiro, providenciando o que se chamou "coalizão de consciências", e se inspirou para escrever " Carta de um cárcere de Birmingham" um manifesto da revolução negra; ele planejou a grande carreata no Alabama pelo direito de votar dos negros, e ele dirigiu a marcha pela paz em Washington, D.C ,a frente de 250.000 pessoas para quem pregou seu mais famoso sermão, " Eu tenho um Sonho".

Ele foi recebido pelo presidente Lyndon B Johnson; foi preso, depois disso, cerca de 20 vezes, e atacado no mínimo por 4 vezes, e ele foi agraciado com 05 honrarias , e ele foi nomeado o "Homem do ano" pela Revista Time em 1963; e ele se tornou não apenas o símbolo dos negros americanos como também em uma figura reconhecida mundialmente.

Com a idade de 35 anos, Martin Luther King, Jr. foi o homem mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Quando recebeu a notícia da sua escolha, ele anunciou que entregaria o dinheiro do prêmio para o fomento do movimento dos direitos civis.

Na tarde de 04 de abril de 1968, enquanto estava na janela de um quarto de hotel em Memphis, Tennesse onde ele fora para liderar uma marcha de protesto em apoio a greve dos lixeiros daquela cidade, ele foi assassinado.


Tradução de João Cruzué
de página da " Nobel Foundation " da Suécia.

http://nobelprize.org/peace/laureates/1964/king-bio.html


João Cruzué



.

Nenhum comentário: