domingo, abril 08, 2012

O Domingo de Páscoa e o salário dos parlamentares Brasileiros

 .
OS  PARLAMENTARES MAIS BEM PAGOS DO MUNDO

Gráfico de João Cruzué
João Cruzué

Dias atrás, o jornal matutino "Bom dia Brasil", da TV Globo,  colocou no ar os custos dos parlamentares brasileiros de uma pesquisa feita pela  Organização "Transparência Brasil". Esta matéria importante foi retirada de pauta e não mais foi repetida nos jornais seguintes. Perguntado o porquê, meu amigo disse foi pressão do Congresso de Brasília, que não ver sua imagem arranhada pela enésima vez.

A censura não perdoa nem a Globo.

Até as crianças brasileiras já sabem que o Congresso Brasileiro vem fazendo de tudo, menos representar impessoalmente o povo, e que seria muita  idioticie minha, acreditar em "papai noel".

Em um país cujo orçamento anual¹  prevê Despesa de Juros/Encargos da ordem de  375,1 bilhões em 2012 (só do Governo Federal), valor este que supera em 164,4 bilhões a soma dos orçamentos da Saúde (85,7), Educação (70,5) e Assistência Social  (54,5), um tipo de gasto tão exorbitante com parlamentares, como este, é vergonhoso. E mais que isso: É objeto de desejo de toda espécie de corrupto. A seleção natural (darwiniana) dos corruptos brasileiros

Ora, a implementação projeto ficha-limpa a partir deste ano foi a maior conquista do povo brasileiro dos últimos onze anos. Agora precisamos de implementar outro projeto tão bom quanto: O Salário Mínimo Parlamentar com base no teto do INSS. O gráfico que fiz, com os dados da Organização Transparência Brasil, mostra o tamanho do nosso  descompasso em relação a alguns dos países mais ricos do mundo.

Estamos custeando com o dinheiro de nossos impostos, não apenas o maior  bando de sanguessugas - os banqueiros - como também os políticos mais ineficientes do mundo - os brasileiros. 

A mudança pode até demorar, mas ela virá. A descomunal miséria acumulada neste país não é, de longe, causada só por banqueiros e políticos. Somos corresponsáveis com eles em menor ou maior grau de omissão, quando não damos a mínima para as coisas que podem mudar a situação. 

São Tiago, o irmão do Senhor, escreveu: "Aquele que sabe fazer o bem, e não o faz, peca". E Paulo disse em Romanos 12: (...)E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

E finalizando com o Evangelho de São João: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.  Você pode perguntar: Somos escravos? Econômicamente pode ser que não. Mas toda vez que, direta ou indiretamente, somos responsáveis  pela miséria dos outros, podemos ser o pior tipo de escravo, aquele que fica a serviço do "faraó" para manter na escravidão os próprios irmãos.

1 Almanaque Abril 2012 - Economia/Página 87



Colaboração indireta do  colega Amilton José Cardoso da Silva







Nenhum comentário: