domingo, novembro 25, 2012

Blogs Evangélicos e o retorno da Agenda 2012

.
Agenda 2012
João Cruzué

Prestação de Contas.  Em janeiro de 2010 lancei em primeira mão um projeto na União de Blogueiros Evangélicos denominado AGENDA 2012.  Um mês depois,  continuamos com os esclarecimentos em um post sobre a Agenda - Perguntas e Respostas. Pois bem, estamos aqui de volta para trazer algumas respostas.

Do projeto 100 mil Blogs Evangélicos  até o final de 2012, creio que foi uma meta muito alta. Mas considerando que somente a UBE registrou mais de 18.000 inscrições, não é difícil imaginar que no mínimo haja uns 25 mil blogueiros evangélicos escrevendo e publicando na Internet. Se na verdade, muitos desistiram, nunca o assunto blog esteve tão em evidência. Ele não caiu em desuso. E creio mais: o potencial de editores de blogs, a partir de Igrejas como as Assembleias de Deus e Batista não foi nem sequer arranhado. Ainda há muito espaço para a criação de um blog evangélico.

Primeiro, porque não há custo para a criação nem para a manutenção. Pelo menos muitos irmãos e eu temos  blogado gratuitamente desde 2005. O Google, através da plataforma blogger.com vem nos oferecendo este serviço. E pelo jeito não há previsão de descontinuidade, pois seu faturamento continua subindo. É bom para nós e bom para o Google, afinal ele compete com as grandes mídias impressas. Nossos posts, quando abordam sobre atualidades de interesse popular, são lidos e comentados.

No final de 2008 quando começamos a colaborar com o Presb. Valmir Milomem na moderação da UBE, tínhamos uma visão da popularização dos blogs no meio evangélico. Achávamos que aquilo que era bom para nós, também seria bom para nossos irmãos que gostavam de ler e escrever. Os blogueiros das Igrejas mais tradicionais  à época eram críticos à ideia. Achavam que o conteúdo dos novos blogueiros era péssimo, além da falta de originalidade. Muita cópia e pouca criação de textos. O fato é que do meio de tantos "copiadores e maus editores" veio qualidade. O processo não parou e a tendência é crescer.

Há milhares de bons professores de Escola Dominical, milhares de jovens que amam o ministério com crianças e milhares de universitários evangélicos que possuem um pensamento crítico e mais refinado que ainda estão pensando: Será que vale a pena, a esta altura, criar um blog para publicar conteúdo cristão? A minha resposta é sim.


O Brasil até 2020 será uma nação com quase 1/3 de  EVANGÉLICOS. Nada de exageros, é apenas uma projeção conservadora de 4,91% anual que vem acontecendo há pelo menos 40  . Cerca de 68 milhões de evangélicos em um país com 209 milhões de habitantes. Qual seja, precisamos nos apressar para prover com escritores e formadores de opinião a demanda por textos, reportagens, biografias, frases, notícias sobre missões, campanhas de solidariedade, projetos de novos livros, divulgação de eventos evangelização, comentários sobre fatos atuais. É preciso, por exemplo, de blogueiros que escrevam, para quem quiser ler, que a mãe do Ministro Joaquim Barbosa é uma senhora crente da Igreja Assembleia de Deus  que ora pelos filhos há 52 anos! A sociedade brasileira, preconceituosa,   precisa saber que no meio evangélico não existe apenas pastor "ladrão"  como costuma rotular. Tem milhares de lideranças engajadas e comprometidas nas comunidades em que vivem e trabalham. São gente simples e humildes, mas que seus filhos e netos estão galgando postos de destaque na liderança nacional, graças a orações e bons conselhos.

Quanto aos demais projetos, posso dizer que de minha parte andei liderando campanhas de solidariedade para ajudar pessoas que sofreram com eventos climáticos. Não foram coisas grandes, mas houve boa vontade de muitos blogueiros que ajudaram. E sobre as contribuições para missões transculturais, dou testemunho de que até colegas não crentes, do Tribunal de Contas onde sirvo, puseram a mão no bolso e contribuiram com alegria. No Ano de 2010, lancei um concurso para estimular a blogosfera cristã oferecendo um  prêmio simbólico de R$500,00. Ele teve boa participação e foi conquistado por um blogueiro de Poços de Caldas. Continuei editando os tutoriais" Como Blogar" e "Curso de Blogs" cujas  páginas mais visitadas são, por exemplo "como centralizar textos em html" e "como montar  um link" etc. Não fiz tanto. Poderia ter feito mais, contudo não fiquei só nas palavras.

Tenho certeza que outros blogueiros que tiveram conhecimento da AGENDA 2012 também participaram e devem ter avançado bem mais que eu.

Gostaria de agradecer aos que tiveram a coragem de chegar até o fim deste texto (rssss) e dizer mais uma coisa: queremos voltar a trabalhar com agendas. Desta vez com mais experiência e mais dependência dos amigos, que são aquelas pessoas que Deus coloca em nosso caminho para incentivar (e criticar) quando é preciso, mas que sobretudo participam se não em projetos nossos, em seu próprios, porque Deus abençoa quem trabalha sem ficar batendo um bumbo na frente.

Há muita liderança que ainda não escreve conteúdo cristão na Internet? Sim, há.  Geralmente alegam que não têm tempo ou que receiam ser malvistos perante o Pastor da Igreja. Porém, até ele deve saber que  uma geração de crianças e adolescentes está crescendo em nossos dias com os olhos e os dedos da mão focados e ansiosos para participar do meio de comunicação deste século. Se nós não nos movermos para conquistar o espaço que se abre gratuitamente a nossa frente, outros virão e ocuparam o nosso lugar. Como já fizeram com o Rádio, com a Televisão...

O ministro Joaquim Barbosa, em seu discurso de posse na presidência do Supremo Tribunal Federal disse uma frase que ninguém comentou, mas ela tem uma verdade prática que se cumpriu na vida dele. Ele disse assim:  "Não há justiça sem leis nem sem cultura."  Imagino que a semântica dada à palavra "cultura" fosse o acúmulo de experiências com as letras, Educação. Um povo inculto e ignorante não tem chance de ser livre, pois a qualquer momento e ao sabor das circustâncias pode ser manipulado, expoliado,  alienado, conformado e com uma visão distorciada de que na verdade os lidera. Neste sentido, um blogueiro cristão tem uma vasta bigorna (a Internet) para trabalhar com o malho da verdade (conteúdo cristão) em seu dia a dia. Creio que ainda temos muito receito de desaprovar atitudes e criticar falsos evangelhos e a corrupção que também campeia no meio religioso.

Vem aí a agenda 2014. De dois em dois anos podemos trabalhar nisso. E mais: já passou da hora de ter mais união e mais comunhão no meio da Blogosfera. A mentalidade "cada um por si e Deus para todos", não é vencedora. Precisamos ser mais políticos, mais comunicativos, mais incentivadores, uns com os  outros. O exercício da solidariedade pode nos trazer conquistas sob a boa mão de Deus, que nunca antes ousamos imaginar. Por que não tentar?

Abraço.
cruzue@gmail.com


"As crianças brasileiras, brancas, mestiças ou pretas, 
precisam é de uma escola que lhes permita desenvolver seus respectivos talentos, 
que lhes forneçam os instrumentos para seguir adiante."
(Reinaldo de Azevedo)


Não há justiça sem leis nem sem cultura

Read more: http://olharcristao.blogspot.com/#ixzz2DHq8X0jIQuem



Nenhum comentário: