quinta-feira, maio 15, 2014

Como plantar uma semente para ver uma árvore


POR JOÃO CRUZUÉ

Primeiro Passo

Para você plantar uma semente, você precisa de um fruto.

Pimenta ornamental
Segundo Passo

Arranje um vaso. Coloque terra dentro dele. Terra escura, húmus de minhoca,  sem torrões e sem folhas, galhos ou pedras. Se preciso peneire a terra. Olhe a foto:

Vasos com terra
Terceiro Passo

Coloque as sementes sobre a terra do vaso. Para sementes pequenas (pimenta, pimentão, alface, cebolinha) coloque um pouquinho da mesma terra sobre elas, de forma a cobri-las levemente. Se for uma semente maior, mais funda ela deve ser colocada na terra do vaso. Por exemplo, uma semente de manga (abrir a casca da semente)  é preciso deixá-la pelo menos a 8 cm de fundura.

Importante: a semente precisa de ficar no escuro para germinar. Por isso, cubra a boca do vaso com jornal dobrado a fim de produzir a escuridão.

Irrigação: molhe diretamente de manhã. E torne a regar de tarde. Não pode fazer barro. 

Pratinho debaixo do vaso:  eu costumo colocar água no pratinho para que a água também suba pela terra do fundo do vaso.


uma semente brotando
Quarto Passo

Quando as mudinhas começarem a brotar, como as pimentas do vaso acima, você deve retirar totalmente o jornal, para deixar a luz completar o trabalho. Não deixe a luz do sol bater diretamente nos primeiros dias.

Foto: João Cruzué
Mudas de pimenta
Quinto Passo

Mudinhas gostam de sol. Veja como estão felizes as mudinhas do vaso de cima. São as mesmas do vaso mais acima. A diferença são 10 dias.

Foto: João Cruzué
Mudas de pimenta
Sexto Passo

Se a planta for pequena, como meu pé de pimenta, você prepara um vaso para cada mudinha.

Foto: João Cruzué
Pimenta malagueta ornamental com 60 dias
Resultado

Depois de 60 dias de bons cuidados, olha só aí o resultado. Foi o tempo que esta pimenta levou da semeadura até a produção das primeiras flores e as flores podem se tornar em frutos. Podem. E porque podem: porque há flores que só se transformam em frutos quando a planta fica no ar livre. Minha pimenteira não gera frutos em uma sala fechada de escritório. Suas flores precisam da brisa, do vento e do trabalho das abelhas.

Perto dos 80 dias os frutos estarão grandes.

Foto: João Cruzué
Pimenta malagueta

E depois de mais uns 20 dias, tão vermelhos como as pimentas da Gertrudes.

Foto: João Cruzué
Capsicum frutescens

Conclusão: conheço uma porção de maneiras de plantar uma semente. Esta é uma das mais simples. Todas estas fotos foram tiradas por mim do início de março até hoje: 15 de  maio 2014. Foi dessa pimenteira que eu consegui as sementes, plantei em dois vasos, vingaram 36 mudinhas. Estas mudinhas já se tornaram arvorezinhas com flores e frutos. Você também consegue.


Agora vamos falar de mangas.

Foto: João Cruzué
Pé de manga com dois anos e meio

Este jovem pé de manga, da foto acima,  veio da semente de uma manga que eu chupei quando subi neste outro pé,  da foto abaixo. Você já pode tê-lo visto. Está na subida da Granja Olga, Avenida São Paulo - Sorocaba.
Foto: João Cruzué
Mangueira da Granja Olga


E esta outra muda com 90 dias, também veio da mesma árvore.  Já foi plantada no lugar definitivo. Daqui a um ano vou tirar uma foto para mostrar como ela  vai estar. Aqui eu não usei um vaso de flores, mas um saquinho de polietileno. 

Muda de mangueira
Não é difícil plantar uma semente. Basta um recipiente, um pouco de terra, água e vontade. Em tempos de tanta falta d'água, talvez está seja a solução mais simples. Cada um fazendo a sua parte. Se você não tem um quintal, coloque o vaso na janela. Manga, laranja, pau-ferro, ipê, paineira, acerola, atemoia, você vê frutos de árvores em todo lugar. Em quase todos há sementes.  Boa sorte!



.

Nenhum comentário: