quinta-feira, agosto 14, 2014

Solidariedade, Misericórdia e Compaixão


SOLIDARIEDADE
João Cruzué


Solidariedade é uma palavra que a nossa sociedade dira, hoje, ser uma atitude politicamente correta.  Em uma de suas definições, o Dicionário de  Português Online Michaelis traz:  Estado ou condição de duas ou mais pessoas que repartem entre si igualmente as responsabilidades de uma ação, empresa ou de um negócio, respondendo todas por uma e cada uma por todas. Para a palavra compaixão: Dor que nos causa o mal alheio; comiseração, dó, pena, piedade.  E por último, para misericórdia: Pena causada pela miséria alheia; comiseração. Bem, eu gostaria de fazer uma reflexão sobre estas três palavras.

Entendo como muito importante que nós cristãos devemos entender bem os significados de solidariedade,  compaixão e misericórdia. Pode ser que precisemos praticá-las dentro de nossa família, para que haja um efeito pedagógico. 

Se em uma casa, depois de terminar o almoço, as pessoas deixam a responsabilidade da lavar toda a louça para "alguém" da família, em uma casa em que não haja empregados, os conceitos cristãos não estão sendo bem flexionados.

Se eu deixar SEMPRE para "alguém" a responsabilidade de lavar o que eu sujo, deixo fora do lugar ou não arrumo, eu não estou sendo solidário, cujo princípio deveria ser como está no dicionário: Um por todos e todos por um. 

Se eu moro só com minha esposa. E ela costuma lavar minhas roupas sujas no fim de semana. E, de repente, se ela estiver doente e não puder lavar a roupa. Se eu lhe disser que ela pode lavar na próxima semana, eu não estou sendo solidário nem compassivo.

Por fim, se alguém da família me fez um mal terrível e aquilo está remoendo latejando bem fundo e disfarçado no meu coração, devo fazer como nosso Eterno Deus fez. Teve misericórdia de nós. Se abaixou até nós, enviando seu filho unigênito para nos trazer o perdão.

MISERICÓRDIA
Os dicionários seculares trazem certos significados que, às vezes, não registram claramente o sentido das palavras registradas na Bíblia Sagrada. 

Quando Jesus tomou a toalha para amarrar em sua cintura, como um avental, para depois lavar os pés dos discípulos, ele estava sendo didático e solidário. A responsabilidade de lavar os pés aos membros de uma família era da pessoa menos importante. 

Quando o samaritano socorreu o moço que descia de Jerusalém para Jericó, ele usou de compaixão. Coisa que os dois religiosos que passaram pelo mesmo lugar não fizeram

COMPAIXÃO
Se Jesus, que é o SENHOR, praticou a solidariedade, a compaixão e a misericórdia, tanto nas coisas pequenas quanto nas de grande importância, o cristão que não tem um coração solidário, compassivo e misericordioso é um quase-cristão, ou seja, seu testemunho ainda destoa dos ensinos cristãos.

Se você é um dos privilegiados pelo Eterno Deus por ter nascido em uma maravilhosa família cristã, pratique a solidariedade na pia, no tanque e no seu quarto. Não deixe toda a carga para uma só pessoa. Se nas pequenas coisas não soubermos exercitar as ações cristãs, que dirá das maiores!

Em Romanos 12:2, Paulo deixou escrito: E não vos conformeis com o mundo [comportamento] mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento [ação da palavra de Deus] para que experimenteis qual seja a boa,agradável e PERFEITA vontade de DEUS.







Nenhum comentário: