domingo, março 22, 2015

Perguntas cristãs sobre namoro, sexo e casamento

Namoro
JOÃO CRUZUÉ
.
Vou deixar minhas opiniões e conselhos sobre namoro, sexo e casamento sob o ponto de vista cristão. Como pentecostal, eu creio que a Palavra de Deus pode ser ouvida nas linhas dos livros da Bíblia Sagrada.  Deus fala através de sua palavra com aqueles que se aproximam com humildade da Sua presença.  Vou adicionar neste texto as experiências de 40 anos de conversão e 31 anos de casado.  Saiba  que vou apreciar muito um comentário seu expondo seus sentimentos e experiências: cruzue@gmail.com . Se quiser falar comigo, na lateral do blog tem o link: Conselhos .



1. Por que Deus criou a mulher?

Resposta: Entendo que foi porque ele viu que o homem estava só e a solidão aumenta a vulnerabilidade das pessoas. Não nascemos para andar sozinhos, por isso Deus fez a primeira mulher a partir do osso e da carne do próprio homem para que fosse sua alma gêmea em tudo. A título de ilustração, na moderna ciência de hoje, o processo de clonagem usa as células de um corpo para fomentar a criação de um outro semelhante.  Quando ADÃO viu  sua mulher, ele disse de EVA: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne. Dessa forma, pela fé, eu creio que  foi Deus quem cuidou da formação da primeira família, constituída de um homem e sua mulher.

2. Qual é o mistério divino da formação da família?

Disse Deus em Gênesis 2: Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe para se apegar a sua mulher e ambos serão uma carne. Assim como a primeira mulher era osso dos ossos de Adão e carne da sua carne, quando um jovem cristão solteiro se une com uma moça cristã solteira, a partir do casamento os dois, diante de Deus, se tornam em uma só carne.

3. Como manter um casamento feliz até a separação pela morte?

Assim como foi Deus quem cuidou de formar uma esposa para Adão, assim como foi Deus que atendeu às orações de Abraão e Eliezer quando foi buscar uma esposa para Isaque, assim como foi o SENHOR que escolheu e mostrou para mim a minha esposa, minha opinião é que orar e esperar em Deus pela resposta, certamente vai evitar o maior erro na constituição de uma família que é a ansiedade. A moça ou moço cristão ansioso pode ser enganado pelo diabo ao pensar que seu escolhido ou sua escolhida é aquela pessoa que apareceu de repente. 

4. Por que nos dias atuais tem muitos cristãos se divorciando?

Porque estão seguindo o costumo dos ímpios. Deus não instituiu o divórcio e nunca o aprovou. Até os casos de infidelidade, a primeira opção não é o divórcio, mas o perdão. Quando um pessoa se deixa apressar pela ansiedade, casa-se fora da direção de Deus. Com o divórcio, ela acaba cometendo dois pecados: não esperou pela resposta de Deus por causa da pressa e depois se divorciou.

5. O jovem cristão deve namorar segundo os costumes mundanos?

A cultura mundana é repugnante aos olhos de Deus. Quando um moço vai e namora uma jovem sem ter afeição por ela, está praticando o engano e não se deve enganar alguém fingindo amor. É um costume arraigado no mundo o sexo antes do casamento e o namoro indecente. Quem fizer isto e não se arrepender, nem confessar o pecado na Igreja, vai ter a vida conjugal sempre perturbada pelo diabo. O Rei David praticou o adultério, a partir daquele ato, o diabo teve o poder de penetrar no meio da sua família e perpetuar várias desgraças. Sansão era um jovem nascido em uma família que temia ao Senhor. Contudo, seu coração sempre ia atrás de prostitutas e mulheres de famílias ímpias. Teve uma morte muito triste, nem chegou a constituir uma família.

6. "Eu conheço várias jovens que tem uma vida cheia de pecados de prostituição e continuam participando de atividades na Igreja normalmente..."

Bem, eles podem enganar o pastor e até a Igreja inteira, mas estão amaldiçoados diante de Deus. Até suas orações cheiram mal diante das narinas de Deus. Tudo que eles estão plantando, vão colher nos dias futuros. Deus não se deixa enganar, somente os que se esforçam no caminho da fidelidade vão ser abençoados por Ele  com famílias maravilhosas e casamentos duradouros. Um vida de mentira, hoje, será um vida infeliz amanhã. No Salmo 101 está escrito: O que usa de engano não ficará dentro da minha Casa e o que fala mentiras não estará firme diante dos meus olhos.

7. Quando o jovem cristão pode começar a namorar?

Antes dos 18 anos é cedo. A vida hoje está muito competitiva, quem não estuda e se gradua vai ter dificuldades para sustentar uma família quando se casar. Estes namoros "eternos" em que toda a semana ou até, vários dias na semana, anos a fio, o moço fica tomando o tempo da família da pretendida, é uma falta de bom senso (para não dizer outra coisa) muito grande. Namoro é coisa de gente adulta, que tem por objetivo o casamento. Namoro cristão não é da mesma forma que namoro ímpio. Deus é santo, e ele exige santidade em toda a maneira de viver. Namoro não é coisa de criança, nem de adolescente. Namora-se com o propósito de conhecer o ente querido para se casar com ele.

8. O que acontece se o namoro acabar em sexo antes do casamento?

O sexo antes do casamento é a mesma coisa que um convite de casamente entregue nas mãos do diabo. O dia que este pecador se casar, a primeira pessoa que vai estar no leito conjugal é um demônio.  Se não houver uma confissão, lá atrás, seguida de arrependimento sincero será muito difícil a vida conjugal desta pessoa. O Cristão deve ter o temor de Deus, e quem tem o temor de Deus aguarda o tempo de Deus: sexo é para ser praticado depois do casamento.

9. O que fazer para consertar se já fiz tudo errado?

Confesse o seu pecado para o Pastor da sua Igreja. Ouça os conselhos dele. Vai e não peca mais! Se já está casado, tenha uma vida diária de oração e meditação na Bíblia Sagrada. Você não vai apagar as consequências do seu pecado, mas terá a ajuda de Deus nos momentos de necessidade.

10. O motel é um lugar que pode ser frequentado por um casal de cristãos?

De jeito nenhum! Um lugar desses é cheio de demônios e espíritos de prostituição e traição. Ali não é lugar santo para dois filhos de Deus. No Brasil, a frequência a motéis é um costume mundano.

11. Quantos anos se deve namorar até casar?

Se você orou ao Senhor e Ele já respondeu, você pode começar a namorar e se casar em um ano. Mas se não tem condições econômicas para sustentar uma família, é melhor orar mais e mostrar seus planos para o Senhor Jesus, para que lhe dê condições de ter uma casa mobiliada e uma fonte de sustento para dois.


12. Quem deve lavar a louça e passar a roupa em uma família de cristãos?

Depende. Um lar que é formado na direção de Deus, é claro que Deus está no direção desta família. As tarefas de cuidar da louça, da roupa e da limpeza da casa, pode ser dividida a dois. A mulher não foi criada para ser uma empregada doméstica sem remuneração (escrava doméstica) em um lar. Os meus pastores, são homens que não se envergonha de ajudar a esposa na pia e na tábua de passar roupa. Mas, há que se ter bom senso: Se o esposo trabalha, chega em casa à noite, cansado da fadiga diária, sua esposa pode se ocupar das coisas domésticas. Mas,  se ao contrário, quem trabalha é ela e o marido está, momentaneamente, desempregado em casa, ele pode ajudar com a louça e a roupa.  Faço isto na minha casa e não é motivo de vergonha. O cristão deve olhar com os olhos de Cristo, e os olhos de Cristo eram compreensivos, compassivos e amorosos. Lembre-se de que no episódio da última Páscoa, quando ninguém quis assumir o serviço de lavar os pés dos outros, Jesus tirou a túnica, colocou a toalha e lavou aos pés de cada discípulo. Por fim, esta é uma questão de bom senso que deve ser combinada entre os dois.

13. O marido cristão  deve tirar uma parte do salário para entregar a sua esposa?

Depende. Se a esposa trabalha, talvez isto não seja necessário. Mas, se ela fica em casa ou esteja cuidando do filho do casal, é uma atitude muito egoísta do marido usar todo o dinheiro do salário e não dar uma parte para a esposa. Em razão disso, às vezes quem sustenta a esposa com algum dinheiro são seus pais. Outra atitude desprezível, é certos esposas que ganham pouco jogar no rosto das esposas que elas não sabem gastar... também pudera! É preciso que o esposo, que deve seguir o exemplo de Cristo, seja amoroso e generoso (com sabedoria) para que, por isso, tenha suas orações ouvidas por Cristo.

14. O casal que tem uma renda pequena deve gastar todo dinheiro que ganham?

Ganhando pouco ou muito, é precisar planejar uma poupança mensal para que ela sirva de "colchão" em tempos de dificuldades. Lembro da cultura de meus pais: quando jovens evitavam de todo jeito o desperdício. Mesmo sendo lavradores, conseguiram juntar depois de certo tempo o suficiente para comprar o sítio do sonho deles. Deus ouve a oração de um casal unido e fiel. À medida que o tempo passa, o Senhor vai abrindo portas maiores de prosperidade. Mas, Ele não faz tudo sozinho: as atitudes que cabem ao casal ou a cada um, devem ser tomadas e empreendidas. Por exemplo, os estudos, a melhoria na Educação, traz mais renda para a família. Deus abre as oportunidades lá no emprego, mas se o cristão não se esforça nem estudo, a bênção que é destinada a ele, vai para nas mãos de outra pessoa.

15. Quantos filhos deve ter o casal nos dias atuais?

O tempo do crescei e multiplicai para ocupar toda a terra, na minha opinião já passou. Porém, uma coisa precisa ser relembrada: as famílias não crentes desejam ter poucos filhos, ou seja: um. É sabido que uma das razões pela qual aumenta o povo crente em uma nação é porque as famílias dos cristãos geram mais filhos que a dos ateus e ímpios. Para sustentar uma família de quatro pessoas (dois filhos) é preciso gastar bastante. Com oração e estudos, o cristão cuida do que é do seu alcance enquanto ora. O Senhor ouve a sua oração e cuida da parte dele:  preparar as melhores oportunidades para seus filhos.

16. Qual deve ser a frequência do sexo entre um casal cristão?

O sexo é um dádiva de Deus para o homem e a mulher que se casam formalmente. No começo do casamento a frequência é maior e, digamos, depois dos 30 anos de casados, esta frequência é bem menor. Desde que seja agradável para os dois, de comum acordo podem praticá-lo tanto quanto quiserem. Mas se não é agradável para um dos cônjuges, é preciso conversar, ouvir, e entrar em um acordo. De um lado, a recusa sistemática da prática sexual por um dos cônjuges, pode abrir uma porta para o diabo dentro do lar. A Bíblia diz em I Pedro 1:7, que se houver um descompasso entre o marido e a esposa na prática sexual, suas orações podem ser impedidas de chegar até os ouvidos de Deus. Quero acrescentar que, o casal cristão não deve copiar as práticas pervertidas e estranhas do mundo quanto à prática sexual.  Há um limite que não pode ser ultrapassado.

17. Qual deve ser a atitude do jovem recém casado na primeira noite de sua vida de casado?

Ele precisa ser prudente e paciente. Deve estar consciente de que o dia foi longo e cansativo para sua esposa. A vida sexual de um jovem casal vai terminar em um único dia, ela está apenas começando. A menos que isto do interesse da sua mulher, os dois devem descansar na primeira noite. No dia seguinte, já descansados,  o marido dê à sua mulher o amor que lhe é devido, da mesma forma que ela, pois agora, pelo casamento, espiritualmente já são um corpo só.

18. O amor de um casal cristão é para toda vida?

Sim. A vontade de Deus é desta forma. A cultura mundana diz que é bom até que dure, mas Deus não estabeleceu sua vontade assim: Ele disse que "Deixará o moço a casa paterna para unir-se com sua mulher e os dois juntos serão  um só corpo. A união de um homem e um mulher simbolizam desde o princípio o amor de Cristo pela Igreja. Assim como Cristo nunca voltará atrás em suas palavras com relação à Igreja, a família cristão formada pela mulher e pelo marido casam-se para viver em amor e respeito até que a morte os separe.

19. O que fazer quando aparece problemas no casamento?

Na base do casamento cristão está Cristo. Por isso, o moço e a moça devem orar e esperar que ele prepare e envie a bênção. Todo casamento passa por ajustes e dificuldades. O que nunca pode ser esquecido é que: na pior das situações a primeira atitude a ser tomada é se humilhar diante de Cristo, orar e expor o problema para Ele. Se você fizer isto, o diabo corre. No capítulo 4 da carta de Tiago está escrito: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós"


20. Existe casamento cristão perfeito?

Creio que não. Mas, é possível viver feliz com a ajuda do Senhor Jesus. Digo assim, porque tanto o marido como a mulher são seres imperfeitos e vulneráveis. A diferença na vida deles é: se andam na presença do Senhor. Se isto acontece, as atitudes de humildade e perdão restabelecem a paz e a harmonia do lar com a prática da ORAÇÃO. Nem mesmo o primeiro casal, formado por Deus tiveram um casamento perfeito.


21. Como é considerada a família homossexual na Bíblia Sagrada?

Cada pessoa tem liberdade de escolher e tomar as atitudes que quiser. Deus não obriga a ninguém ser santo. Entretanto, no que diz respeito ao padrão estabelecido por Ele, para formação de uma família, está bem claro na Bíblia Sagrada: "E disse Deus: deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á a sua mulher, e serão ambos uma carne" Desta forma, a união de um casal de homossexuais não constituirá uma família, porque não é esta o padrão da vontade divina determinado pela Palavra de Deus.














13 comentários:

Anônimo disse...

A paz! Não sei se o senhor responde as perguntas desse blog mais vou tentar. Tenho uma amiga que tem 32 anos, è casada à 6 anos. Desde que se casou, o marido não quer manter relações intimas com ela. Eles são evangelicos, ele diz que quer ser pastor. Quando eles se conheceram e começaram a namorar ja tinham se convertido (pois os dois vieram de um passado muito promiscuo, ele era dj nas discotecas e ela foi abusada pelo pai por muito tempo, e depois passou a ir com homens casados, se drogar etc). Ele era cheio de pudor no namoro, dizia que não se aproximava muito à ela porque não queria pecar como fazia no passado. Como ela tambem não queria pecar porque ja tinha se convertido, esperava muito a viagem de lua de mel, pois finalmente tinha dado conta de ter um namoro puro que agradava a Deus. Se casaram, mais ficaram so uma vez na lua de mel e foi bem rapido, ela ficou muito angustiada. Ela è muito bonita, quando não era crente os homens caiam aos pès dela. O marido dela nem pega na mão dela, não beija nem na bochecha. Uma vez ela colocou langerie sexy e se deitou na cama esperando ele. Ele chegou, cobriu ela e disse: se cobre, que ta frio!!!!!! Outra vez foram para um cruzeiro romantico por 1 semana e não fizeram NADA. Pode contar na palma de uma mão as vezes que ficaram juntos nesses anos de casados, e de uma dessas vezes (depois dela insistir por meses) ela ficou gravida de uma menininha linda que agora tem 2 anos. Antes ela brigava muito com ele pois ficava muito frustrada com essa situação, agora jà tem alguns meses que ela deixou pra la, acho que cansou de insistir. Ele não diz nada sobre essa situação, nem sabe que eu sei, mas ela diz que ele simplismente diz que não ta afim, que ta cansado, que quer ler a biblia, sempre com uma desculpa, nem se preocupa em resolver o problema (eu penso que è porque ele jà sabe qual è). E tambèm eles ficam muito tempo juntos, ele trabalha sò a tarde, volta pra casa sempre no horario certo, final de semana sempre em casa. Ela è muuuito reservada, e se chegou a me contar tudo isso quer dizer que esta mesmo no limite. Ela conversou com os pastores dela tambèm, mas eles so falaram que ela tem que ter cuidado pra nao trair ele, porque a carne è fraca. Ela vem orando esses anos todos para dar conta de enfrentar essa situação, tenho muita dò. Escrevo em anonimo para preservar ela

Joao Cruzue disse...

Cara amiga da irmão que postou o comentário anterior:
Eu e minha esposa somos cristãos e nos casamos há 33 anos. É muito estranho este papo do seu marido, sobre querer ser pastor e por isso não assume seu dever dentro do casamento. Hoje, na minha meditação diária, antes de ler este e-mail, li justamente os conselhos de Paulo sobre o relacionamento sexual no casamento. Ele diz o seguinte, que bom seria que cada moço permanecesse solteiro para se dedicar às coisas do Senhor, MAS, por causa da PROSTITUIÇÃO, que cada um se casasse e assumisse sua posição de HOMEM no casamento. Sem meios termos, eu tenho um pressentimento que o marido da sua "amiga" seja homossexual e não gosta de mulher, pois se gostasse, não passaria nem uma semana sem sexo. O apóstolo Paulo diz claramente em II Coríntios 7, no versículo 5 diz que uma vez casados, cada um não se negue ao outro. O cônjuge que se negar continuamente, estará abrindo uma porta para o diabo destruir seu casamento. Casar e não querer assumir o papel de marido ou de mulher no casamento é dar lugar ao diabo. Deus criou o primeiro casa e mandou crescer e multiplicar, e isto é bíblico.

Deus abençoe, Irmão João Cruzué.

Tá respondido sua pergunta.


.

Anônimo disse...

Obrigada pela resposta Irmão João Cruzué, foi muito esclarecedora. Vou orar por ela, porque depois de tudo que já passou na vida é muito triste vê-la nessa situação.
Que Deus continue abençoando sua vida e de sua familia!

Anônimo disse...

A paz do Senhor.
Sei muito bem como esta irmã se sente. Sou casada há 8 anos e vivo na pele a mesma situação. Meu marido se masturba, e me deixa sem sexo por mais de mês, só consigo algo se andar muito atrás dele. Me ajudem em oração, isso é muito ruim, muito ruim mesmo! Espero ter a graça de não traí-lo.

Anônimo disse...

Oremos.

Kailani disse...

Excelente texto, obrigada por compartilhar!

Maria disse...

Olá tenho 14 anos sou cristã , conheci um menino também cristão amigo do meu primo. Ele me chamou um dia para conversarmos só que devido as circunstâncias eu não fui então passou uns semanas e ele veio aqui na minha casa e ele conversou com a minha mãe e eu estava presente,ele disse que gostou de me e que eu era a menina que ele pedia a Deus mais ele disse que não era o tempo certo por conta da minha idade, ele disse que era para nós começamos devagar e ir nos conhendo aos pouco até aí tudo bem só que eu sempre aos final de semana eu e a os meus pais ia para a minha vó ele estava lá só que nunca me chamou para conversar, as únicas palavras que nois troca é a paz do Senhor e ele pergunta se eu estou bem, ele não mostra nem um tipo de interesse pelo contrário finge que eu nem existo. Qual o conselho você tem para me dar ?

Anônimo disse...

Olá tenho 14 anos sou cristã, conheci um menino também cristão amigo do meu primo. Ele me chamou um dia para conversarmos só que devido as circunstâncias eu não fui, então passou uns semanas e ele veio aqui na minha casa e conversou com a minha mãe e eu estava presente,ele disse que gostou de me e que eu era a menina que ele pedia a Deus mais ele disse que não era o tempo certo por conta da minha idade, ele disse que era para nós começamos devagar e nos conhecer aos pouco até aí tudo bem só que eu sempre ia aos finais de semana para a minha vó e ele sempre está lá só que nunca me chama para conversarmos e realmente nós conhecermos, a única palavra que nois troca é a paz do Senhor e ele pergunta se eu estou bem, ele não mostra nem um tipo de interesse em me pelo contrário finge que eu nem existo. Qual o conselho você tem para me dar?

Joao Cruzue disse...

Oi moça de 14 anos.

Quer mesmo saber o que eu penso?

Quando minha filha tinha mais ou menos sua idade, por uma questão de ansiedade quis namorar cedo. Aconselhei, dizendo que seria melhor que ela focasse nos estudos... enfim, não adiantou.

Não deu certo, o namoro.

Ore, mas foque nos estudos. Se este aparente bobão for o que Deus escolheu para você ser feliz a vida inteira, não é com 14 anos que será tempo de namoro.

Mas, a escolha é sua.


Irmão João

.







Anônimo disse...

A Paz do Senhor irmão lendo esses comentários eu vejo o quanto é complicada essa área sexual é impressionante a quantidade de Casos envolvendo essa dificuldade entre marido e mulher principalmente entre as quatro paredes eu namoro ha quase um ano e infelizmente descobri que minha namorada foi violentada na infância ela esta bem graças a Deus e conversamos bastante sou e melhor amigo dela e ela é minha melhor amiga, porem vejo a destruição na vida dos cristãos nessa área sexual ai eu mesmo sofri muito com a masturbação e a pornografia e sei que tem gente demais sofrendo com isso hoje sera que tem algo que podemos fazer nesse sentido pastor alem de orar?

alex santos disse...

otima postagem tirou varias duvidas, mim fez refletir mais

Anônimo disse...

Não. Sou casada e somos cristaos a mais de 15 anos. Meu esposo eata com serio problemas smde ereção.
Tenho muita pena dele. Porque sei que ele tem seus desejos. Mas e eu????? E meus desejos? O que devo fazer?

Anônimo disse...

Bom dia! Conheci uma pessoa que está processo de divórcio, gostaria de saber se posso namorar ele em processo de divórcio? Conheço ele desde de maio e começamos a nos conhecer, porém isso, tem me deixado pensativa em relação ao divórcio.